Chicote que estrala em Chico também estrala em Francisco

Não é de hoje que noto uma tremenda disposição das pessoas quando o assunto é politica nacional. Transeuntes até então pacatos, vomitam suas certezas e indignações sem pudor. Mas quando o assunto é politica municipal, os mesmos que urram, se cagam e saem de fininho. Bom dia Prefeito

“O CHICOTE VAI ESTRALAR NO LOMBO DE QUEM DISCORDAR COMIGO!” – Diziam os coronéis lá pros idos de 1900 e bolinha. O regime era a Republica Oligárquica ou Velha Republica como ficou conhecido. O café era a base da economia e os negros, recém “libertos”, vagavam como nômades ou aceitavam trabalhar em troca da própria comida.

“O CHICOTE VAI ESTRALAR NO LOMBO DE QUEM FALAR MAL DO PREFEITO” – Dizem os representantes comissionados do poder publico atualmente. O regime é a Democracia Presidencialista, a economia predominante é da cana de açúcar e leis atualizadas da Nova Republica tornaram crime o trabalho escravo e o racismo. (Ao menos no papel)

Aconteceu comigo – Participei de uma reunião junto com representantes políticos do poder publico municipal e aos gritos fui ameaçado: “NÃO VAI CONSEGUIR NADA CRITICANDO O PREFEITO!” Era uma reunião onde eu tentava apresentar um projeto para o desenvolvimento social da comunidade e me voluntariava para executa-lo (…) a proposta visava desenvolver novos músicos, promovendo os ativos e resgatando os esquecidos. Se alguém devia exigir algo naquela reunião, era eu, mas o desenrolar dessa história a maioria já sabe, né? Hoje sou conhecido por fazer oposição ao governo municipal.

Não é qualquer um que compra uma briga dessas, principalmente quando o efeito esperado sai pela culatra; hoje sou frequentemente acusado de estar fazendo política ou almejando a tal “teta”. Em um lugar como NH onde nada é feito sem almejar algum benefício próprio em troca, poucos entenderam que a minha luta era pela cultura.

Na época que escrevi este artigo, faziam 3 anos que havia voltado para NH, a minha cidade natal e já estava isolado de grupos políticos, simplesmente por “criticar demais”.
Hoje, 6 anos após meu regresso, mantenho as mesmas convicções e ainda hoje, confundo por estar sempre opinando a favor do povo.

Porém, quem fala o que quer, também ouve o que não quer e em contraponto, tenho que conviver com opiniões contrárias, algo que considero salutar. Afinal, opinião é igual bunda, só dá quem tem. E quando três ou mais dão juntos vira uma “suruba de opiniões” e assim, fazendo piadas, vamos coexistimos lambuzados na mesma merda e tentando dar um pouco de leveza para assuntos tão repetitivos e chatos que retornam a cada 4 anos.

O mesmo cabresto que eu neguei naquela triste reunião fatídica foi instantaneamente vestido por outrem. Politica é feita de articulação(?). Então eu fui um mau articulador ao defender a minha liberdade de expressão? – É claro que não! O meu azar foi defender algo do qual ninguém mais da valor… não era só o meu direito de expressão que estava em jogo, e sim o direito de todos, que como eu, não quer viver num regime da Velha Republica de 1900 e bolinha.

Pergunto: Você se importa que vereadores ganhem 5 mil por mês para fiscalizar o prefeito e defender os interesses do povo?
E se eu te dissesse que a maioria desses vereadores fazem o contrário, defendem o prefeito e votam contra o povo?
E como você se sentiria se um desses vereadores te mandasse embora da cidade por reclamação?

-Bem vindo a NH.

Em uma conversa privada, muitos se mostrariam indignados com os tais vereadores “QUE POUCA VERGONHA” Já publicamente, teriam receio e optariam pela neutralidade. É isso que promove a impunidade, o tal medo do chicote que ainda hoje, 03 de março de 2018 é entregue aos açoitadores pelos açoitados para que impiedosamente estralem, não só nas costas de quem tem medo, mas também nas costas de todos nós… Chicote que estrala em Chico também estrala em Francisco.

(Publicado no Jornal A Tribuna NH)

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s