Precisando de ajuda para o dia “7”?

Tanto falamos em presidente e pouco damos atenção para o mecanismo que, realmente, faz a roda girar, ou travar – o Congresso Nacional com senadores, deputados e governadores. Domingo, vamos escolher seis candidatos que irão nos representar. Caso ainda esteja em dúvida, hoje, vou explicar como você deve proceder, para não se dar mal no dia “7”.

presidentes

Vamos imaginar que você está de saco cheio da corrupção e quer votar em branco, Ok!

Na urna eletrônica tem uma tecla branca, você aperta ela e confirma na tecla verde. Mas se preferir, pode também anular seu voto, digitando um número qualquer, que não corresponda a nenhum candidato, por exemplo, 000 e confirme. Seu voto será anulado e assim como o voto em branco, não corre riscos de ir para candidato nenhum. Porém, diminui os votos válidos e talvez ajude quem você não quer ajudar.

Se você está com preguiça de pesquisar, pode votar na legenda, também. É só digitar os dois números do seu partido de preferência e confirmar. Mas, se você não quer abdicar do seu direito de escolha e faz questão, não só de votar, mas de votar certo, então segue algumas dicas…

Ao chegar na urna, seu primeiro voto será para deputado federal. Sua principal função é legislar, a nível nacional, ou seja, propor, discutir e aprovar leis, que podem alterar, até mesmo, a Constituição. Cuidado com o seu voto, “hein”! É o deputado federal quem aprova ou não as medidas provisórias, propostas pelo presidente. Na urna, digite quatro números, assim que aparecer a foto do seu candidato ou candidata, confira se está correto, e aperte o botão verde. Se estiver errado, aperte o botão laranja (corrigir) e comece novamente.

O próximo voto será para deputado estadual, digite os cinco números referentes ao seu candidato e confirme. Essa função é bem parecida com a do deputado federal. A diferença é que, ao invés de fiscalizar o presidente, ele fiscaliza o governador e sua área de atuação se limita ao estado, no nosso caso, São Paulo.

Outra atribuição importante é a “emenda parlamentar”, pois através delas, deputados estaduais podem direcionar recursos para os municípios, mas, vale lembrar que esse dinheiro já é nosso. Políticos divulgam que “trouxeram dinheiro para Novo Horizonte”, não caia nessa, eles, no máximo, indicaram a necessidade de se investir aqui. Seu voto não precisa ser em reconhecimento a nada, nem a ninguém. Vote em quem quiser, o dinheiro continuará vindo. Ele é nosso por direito.

O próximo voto é para senador e, nessa eleição, você vai precisar escolher dois, ok? Os senadores eleitos vão integrar as comissões de analise, julgamento entre outros. É um cargo muito importante.
O senador, também, tem poder de julgar as decisões dos deputados federais, ou seja, podem vetar decisões da câmara. Para Senador, você deve digitar três números e vale lembrar que esses caras ficarão lá por oito anos, tá? Olho aberto.

Próximo passo, governador. Muito se discute sobre as expectativas com o novo presidente, mas poucos sabem que os principais setores públicos são administrados por nosso governador. Por exemplo: a segurança pública é função do governador, tá ruim? Você está com medo da violência? Pois é… cobrem o governador.

Você se importa com os professores, escolas e a qualidade do ensino do seu filho…? Preste atenção no candidato ao cargo de governador, pois é ele que cuida da educação.

E a saúde, como vai? Tá ruim né? Pois é, função do governador, também! E olha, aqui no nosso estado: o mesmo partido governa há 24 anos. Será que vale a pena insistir ainda mais? Pesquise bem. Seu voto para governador é tão importante quanto o de presidente. Na urna, você vai digitar dois números e confirmar.

Por fim, escolha seu presidente digitando, também, os dois números que o identificam e confirme, finalizando a votação. Se tiver dúvida, os mesários podem auxiliá-lo, mas não influenciá-lo.

Agora, se a sua dúvida for sobre “em quem votar”, aviso que alguns aplicativos foram desenvolvidos para auxiliá-lo, pois eles refinam os candidatos de acordo com as suas convicções – Você é contra o aborto? – Você é a favor das armas? Respondendo perguntas como essas, você saberá quais são os candidatos que pensam igual a você. Abaixo deixarei os links.

E antes de finalizar, só um recado: de nada valerá eleger um presidente, esperando que ele resolva os problemas sozinho. Numa democracia, ninguém governa sozinho, entender o mecanismo, é o mínimo que você deve fazer, e vale a pena, pois se tivermos sabedoria na escolha, te garanto eleitor, o Brasil mudará, sem golpe, sem retrocesso e sem polarização. A democracia nos oferece todas as ferramentas necessárias para mudarmos nosso País, basta aprendermos a usá-las.

(…)

MATCH ELEITORAL – Essa ferramenta vai te ajudar a encontrar candidatos a Deputado Federal e Senadores que combinem com você.
Escolha o seu estado, o cargo do político, responda as perguntas e especifique a importância daquela resposta. Para começar clique aqui.

TEM MEU VOTO – Esse é semelhante ao Match Eleitoral, apesar de mais simples, tem também a opção de escolher Deputado Estadual. Para começar clique aqui. 

(…)

 

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

Você se sente seguro em Novo Horizonte? Lembre-se de proteger o seu patrimônio. A Serseg Segurança, esta no mercado a mais de 10 anos. Quer proteger sua casa, sua empresa, seu patrimônio? A Serseg tem a solução ideal para você.

Ligue e peça um orçamento 17 – 3542-1100

Se preferir, acesse o site www.sersegsegurançaprivada.com.br

serseg blog

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político.

Saiba o que é e como ser um patrono acessando o link .

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s