Existe cartel em Novo Horizonte?

A indignação dos moradores em relação aos preços dos combustíveis é crescente e desperta suspeitas de que um cartel esteja combinando os altos preços que estão sendo repassados nas bombas. Também, não é pra menos, aqui em NH, o etanol chega custar até 12% a mais do que em outras cidades da região.

BOMBA POSTO CARTEL

Não existem provas de que em Novo Horizonte realmente exista um cartel dos combustíveis, apenas suspeitas. “Formação de cartel”, para quem não sabe, é quando existe um acordo entre empresários concorrentes de um mesmo ramo que combinam os preços, anulando a concorrência e obtendo maiores lucros.

Pode até parecer legal, mas de acordo com a legislação brasileira, isso é crime. Uma empresa que é pega praticando cartel, pode ser condenada a pagar uma multa que varia de 1 a 30% do seu faturamento anual, além de ter seu negócio fechado.

Mas em contrapartida, vale lembrar que no caso do petróleo, o governo, através da Petrobras, aumentou os preços na tentativa de atrair mais investidores internacionais e essa medida atingiu fulminantemente o bolso do brasileiro.

Recentemente, a Petrobrás reduziu os valores nas refinarias em quase 4%, porém sabemos que quando se trata de aumento, o preço das bombas sobe imediatamente, mas quando se trata de redução, aí, o reajuste depende da boa vontade das distribuidoras e as vezes esse desconto nem chega ao consumidor final.

Segundo o site “preçosdoscombustíveis.com.br”, o litro da gasolina mais barata pode ser encontrado a partir de 3,99 e o diesel a partir de 3,09.

Já aqui em Novo Horizonte, o litro da gasolina esta sendo vendido a partir de 4,29, chegando a custar até a 4,79. Já o diesel, vai de 3,39 a 3,69. Ou seja, o litro da gasolina e do diesel mais baratos de Novo Horizonte, consegue ser 10% mais caro em relação aos postos da região de São José do Rio Preto.

No caso do álcool, a diferença é ainda mais gritante, em algumas cidades da região podemos encontrar o litro do etanol sendo vendido por até 2,40, em Borborema por exemplo, o litro esta custando 2,49, enquanto aqui em Novo Horizonte os preços parecem tabelados e dos 10 postos da cidade, 6, vendem o litro do etanol pelo mesmo valor, 2,69 e esse é um dos motivos que sustenta a suspeita de formação cartel.

O litro do etanol em Novo Horizonte chega ficar até 12% mais caro em comparação com outras cidades e o curioso, é que temos aqui, duas usinas que refinam álcool. Seria bom se pudéssemos abastecer nossos carros com o etanol das usinas, mas não é tão simples assim, o álcool refinado nas usinas não pode ir direto para as bombas, ele é vendido para uma distribuidora de combustíveis que faz o repasse. Alguns postos de combustíveis locais alegam que não conseguem concorrer com os preços da região, pois aqui, o etanol não chega com o mesmo custo.

Em Cuiabá, MT, 9 empresários foram presos e 12 postos foram lacrados. Segundo o G1, 70% dos postos da cidade estavam envolvidos e foram indiciados por crime de cartel, eles praticavam valores que chegavam a 5% acima do mercado.
Os envolvidos no esquema vão responder por crime contra a ordem econômica, formação de cartel, formação de quadrilha e podem perder a licença de funcionamento dos postos.

(…)

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

Você se sente seguro em Novo Horizonte? Lembre-se de proteger o seu patrimônio. A Serseg Segurança, esta no mercado a mais de 10 anos. Quer proteger sua casa, sua empresa, seu patrimônio? A Serseg tem a solução ideal para você.

Ligue e peça um orçamento 17 – 3542-1100

Se preferir, acesse o site www.sersegsegurançaprivada.com.br

serseg blog

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político.

Saiba o que é e como ser um patrono acessando o link .

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Um comentário sobre “Existe cartel em Novo Horizonte?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s