Quem está sentado foi a favor da extinção da FUMDER

Vocês sabem, né? A Petrobras foi usada para o desvio de bilhões, é o maior escândalo de corrupção já revelado no país. Aqui em NH também temos um caso parecido, a FUMDER é investigada pelo desvio de milhões e se as suspeitas forem comprovadas, será o maior esquema de corrupção da história de Novo Horizonte. Em comum, ambas as instituições são vitais para a população, mas somente a FUMDER esta sendo extinta numa tentativa explícita de esconder a sujeira debaixo do tapete.

camara fumder

Imaginem a Petrobrás sendo extinta sob alegações de irregularidades e suspeitas de corrupção? Não faria o menor sentido, afinal, a instituição não tem culpa que seus dirigentes são corruptos, concordam?

Pois bem, mas aqui em Novo Horizonte aconteceu isso, a prefeitura, ao ser obrigada a apresentar comprovantes financeiros da FUMDER (Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural) resolveu extingui-la. Sim, vereadores concordaram.

Caso você não esteja por dentro do assunto, lembro que a FUMDER foi criada em 2003 quando o prefeito (que por acaso é o mesmo até hoje) foi a promotoria e deu garantia de patrimônio para a criação de uma Fundação Pública que cuidaria do desenvolvimento rural da cidade através da realização de políticas públicas destinadas a isso. A promotora acreditou naquelas promessas e registrou em ata pública a constituição da Fundação.

No começo o repasse para FUMDER era em média de 300 mil por ano, mas a partir de 2013, chegou a incríveis R$ 1 milhão de reais. E não era apenas isso não, só de aluguéis de maquinas, os balanços indicavam que a Fundação recolhia cerca de R$ 160 mil por ano.

Porém, algo começou a dar errado. Talvez feijoadas, chinelos, bolsas ecológicas, cofres cheios de cheques, balanços supostamente fraudados, funcionários fantasmas, desvios de funções, enfim, era uma aliciação explicita, e tudo isso com o aval de uma diretoria vitalícia que assinava os cheques e fiscalizava a si mesmo.

Em 2017 a promotoria começou a perceber algumas ações suspeitas na entidade e notificou o presidente vitalício, solicitando documentos que não foram entregues. Então, a promotoria resolveu notificar o Conselho Fiscal da Entidade. Ai a poeira levantou…

As primeiras ações da promotoria foi pedir a mudança imediata da diretoria, a apresentação de todo patrimônio, a relação de receitas e despesas, as folhas de pagamentos, o plano de trabalho e o mais importante, a solicitação de uma readequação estatutária. Foi amargo e mesmo na marra isso acabou sendo feito. A FUMDER, finalmente se tornava séria.

O bom, é que agora dava para usar a FUMDER legalmente para ajudar a agricultura familiar, o ruim é que agora a Fundação não interessava mais ao executivo pois, ela se tornou séria.

Então, deram uma rasteira no saci e jogaram a batata quente nas mãos dos vereadores, que claro, saíram queimados.

Porém, a pergunta que não quer calar e não consegue ser respondida pelo jurídico, executivo ou legislativo, é: “Se não houve lei de criação, por que tem que existir lei de extinção?”

A FUMDER ainda não foi totalmente pra debaixo do tapete, ela ainda passará por uma segunda votação na câmara, mas tudo indica que nada mudará. A única certeza que temos é que agora, a agricultura já não interessa mais ao executivo, eles tem assuntos mais urgentes, como loteamentos e prêmios multicoloridos.

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

Você se sente seguro em Novo Horizonte? Lembre-se de proteger o seu patrimônio. A Serseg Segurança, esta no mercado a mais de 10 anos. Quer proteger sua casa, sua empresa, seu patrimônio? A Serseg tem a solução ideal para você.

Ligue e peça um orçamento 17 – 3542-1100

Se preferir, acesse o site www.sersegsegurançaprivada.com.br

serseg blog

Toda segunda-feira você fica por dentro do que rola no fim de semana da Cervejaria Casamalte.

Ligue 17 99103-0051 e acompanhe a Casamalte nas redes sociais Facebook Instagram 

37697130_2082263615139941_7151674611506085888_n

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político.

Saiba o que é e como ser um patrono acessando o link .

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.