Mulheres, Novo Horizonte precisa de vocês!

Annette Kellerman foi presa em 1907 por atentado ao pudor, simplesmente por ter saído em publico usando um maiô. Annette sabia que isso aconteceria, ela sacrificou-se para que outras mulheres conquistassem o direito de usar maiô! Olha, não é de hoje que mulheres como Annette precisam despir-se.

annette_kellerman1

A australiana, Annette Kellerman era nadadora e para disputar competições, muitas vezes contra homens, era obrigada a usar calças, cujo os panos, precisavam cobrir todo seu corpo, prejudicando assim, suas performances.

Após seu protesto, ao sair nas ruas de Sidney de maiô, e da repercussão de sua prisão; a popularidade dela cresceu tanto, que resultou na sua própria linha de roupas de banho para mulheres. Os maiôs “Annette Kellermans”, como ficaram mundialmente conhecidos.

É uma boa história, não? A maioria das inovações, partem da coragem em enfrentar as injustiças da vida. Para Annnette se dar bem, muitas mulheres tiveram que se dar mal. Você, por acaso sabia que mulheres novorizontinas, também foram arrojadas e nem sempre se deram bem por aqui? Lembrar das glórias é fácil, mas aprender com as derrotas é ainda mais importante.

No dia 26 de novembro de 1972, era eleita a primeira mulher novorizontina, Eutália Cabral de Castro, mais conhecida como “Dona Vidoca.” Ela recebeu 780 votos e além de ser eleita em primeiro lugar, também tornou-se a primeira e única mulher presidente da câmara ao tomar posse.

Dona Vidoca era conhecida por sua estima aos menos favorecidos, ela administrou o serviço social durante os anos 60, fundou o SOS e foi líder do grupo filantrópico: “Damas da Sociedade.” Como vereadora, fez um mandato exemplar, honrando seu eleitorado até 1976.

A história da Dona Vidoca é maravilhosa, mas a representação feminina na politica local, mesmo após sua brilhante participação, manteve-se discreta:

  • Em 1977, dos 11 eleitos, apenas, Tânia Maria Tadei representava as mulheres.
  • Em 1983, nenhuma mulher foi eleita.
  • Em 1989, apenas Celina Peres Theotônio Fernandes foi eleita.
  • Em 1993 uma surpresa, Rosa Maria Ângelo, Teresa Correa Pontes, Helena Maria Tripodi e Vicenta Garcia de Paula, foram eleitas e durante o mandato, mais duas mulheres assumiram como suplentes, Helena Eid e Celina Teotônio Fernandes.
  • Em 1997, Rosa Maria Ângelo, Vicenta Garcia de Paula e Teresa Correa Pontes, tornaram-se as primeiras mulheres re-eleitas de Novo Horizonte. Laura Elisa de Oliveira Santana também foi eleita nesse pleito.
  • Em 2001, Ivone Magri Ruiz e Vicenta Garcia de Paula, foram eleitas e Maria Aparecida Olegário dos Santos, assumiu posteriormente.
  • Em 2005, apenas Ivone Magri Ruiz foi eleita e em 2009, nenhuma mulher nos representou.

Ou seja, já fazem quase 50 anos desde que a Dona Vidoca foi eleita e apenas 15 mulheres conseguiram repetir essa façanha. Por outro lado, 85 homens foram eleitos e reeleitos.

Mas nas eleições de 2012, aconteceu algo incrível e memorável, duas mulheres fizeram como Annette Kellerman, e saíram nas ruas de Novo Horizonte despidas. Não de roupas, mas de apoio, em sua busca de uma cidade melhor.

Para entendermos esse momento histórico, lembre-se que, após o grupo Toyota dar o golpe no então prefeito da época, Toninho Belão, eles lançaram o “japa” novamente como candidato a prefeito.

13516292_596557273858561_9074240011560581583_nComo o grupo nunca mudou, sempre foi o mesmo, Toyota tinha em mãos a maquina pública aparelhada com todos os setores, a vitória era certa. Nenhum, repito… nenhum político arriscou-se a enfrenta-lo nas urnas, seria uma eleição de candidato único, mas faltando apenas 30 minutos para o fim das inscrições no cartório eleitoral, duas mulheres fizeram algo inédito, ao lançarem-se candidatas: Maysa Graciano como prefeita e Alvani Teixeira Magri como vice.

Pela primeira vez em uma cidade onde, o orgulho machista rumina pelas esquinas, onde a representação feminina na politica é irrisória… duas mulheres lançaram-se candidatas, num momento político em que, nenhum homem teve essa coragem.

O resultado dessas eleições todos sabem, Toyota teve quase 90% dos votos válidos, Maysa e Alvani receberam apenas 2 mil votos.

As consequências desses votos, todos sabem também, né? Afinal, quem está pagando a conta somos nós!

O curioso é que hoje, esses dois mil votos da dupla Maysa e Alvani, são mais significantes e representativos do que os 19 mil votos que deram a manutenção a esse grupo que nos assola até hoje.

Mulheres novorizontinas, apareçam, levantem suas cabeças no rebanho. Vocês não podem ser coadjuvantes dessa história, vocês são parte dessa mudança, Novo Horizonte precisa de mulheres corajosas como Annette, Dona Vidoca, Maysa, Alvani e tantas outras.

É sexo frágil que dizem? Aqui nunca mais!

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

Você se sente seguro em Novo Horizonte? Lembre-se de proteger o seu patrimônio. A Serseg Segurança, esta no mercado a mais de 10 anos. Quer proteger sua casa, sua empresa, seu patrimônio? A Serseg tem a solução ideal para você.

Ligue e peça um orçamento 17 – 3542-1100

Se preferir, acesse o site www.sersegsegurançaprivada.com.br

serseg blog

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político.

Saiba o que é e como ser um patrono acessando o link .

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

2 comentários sobre “Mulheres, Novo Horizonte precisa de vocês!

  1. Você esqueceu ou eu não li direito… onde está o nome de D. Helena Aldeia (Heleninha) a vereadora que mais teve votos em Novo Horizonte?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s