Conta de energia “tá” alta, mas a culpa é de quem?

E essa conta de energia, porque está vindo tão alta? Gilson, você precisa falar sobre isso, estamos sendo roubados!  Ok, vamos falar sobre isso, mas vamos a fundo… hoje vamos concentrar nossas energias onde realmente interessa, em você, consumidor!

blog


A energia elétrica, essa que recarrega seu smatphone, só começou ser comercializada no Brasil, por volta de, 1880.

A maior parte da energia produzida aqui é gerada em usinas hidro-elétricas, ou seja, grandes barragens que represam as águas dos rios e usam sua potencia para girar imensas turbinas que por sua vez, geram a eletricidade.

Toda energia gerada nas usinas é transmitida diretamente para o Sistema Integrado Nacional que por sua vez é regulado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, que entre outros, coordena também a transmissão e distribuição da energia elétrica que é transportada até o consumidor final, por cabos fixados em torres de metal ou em vias subterrâneas.

Para chegar na sua casa, entram em cena empresas de distribuição de energia, aqui em Novo Horizonte quem explora o nicho é a “Energisa”, uma empresa privada. Mas antes, era a Eletropaulo, uma estatal que foi privatizada em 1995 pelo então governador Mário Covas.
Hoje, o Grupo Energisa tem um império de aproximadamente seis milhões de clientes e movimentam bilhões de reais.

Não tenham dúvidas, esse é um negócio altamente rentável, e nem poderia ser diferente, pois a maioria das empresas privadas visam apenas o lucro – e através do lobby, descobriram um atalho eficiente para terem ainda mais lucros.

O lobby, simplesmente “banca” políticos para que os mesmos representem seus interesses particulares na câmara.

Um bom exemplo disso, é o caso das bandeiras tarifárias, uma espécie de taxa extra que é cobrada na nossa conta de luz, ela foi aprovada por nossos deputados e funciona assim:  Bandeira verde – o preço é normal, bandeira amarela – somos esfolados, bandeira vermelha – somos assaltados.

Outro exemplo é o tal “tarifaço,” que o vereador Nelsinho Luiz usou semana passada para justificar os aumentos na conta de luz – Em 2012, a então presidente Dilma Roussef, conseguiu abaixar a conta de luz em mais de 20% com o projeto “Luz para todos,” mas o governo Temer que a sucedeu, achou melhor acabar com esse projeto, então as agencias distribuidoras, entraram na justiça para reaver esse subsídio, assim, passou a ser cobrado um “tarifaço” que fez a conta de Luz subir os mesmos 20% que havia baixado na época da Dilma.

Como se tudo isso já não fosse suficiente, nosso prefeito, Toshio Toyota, também mandou para câmara de vereadores o projeto de lei nº 4.331/17, onde atualizava a forma de cobrança das taxas de iluminação pública. Detalhe – mesmo sabendo que essa nova lei causaria aumento nas contas, nossos vereadores aprovaram a cobrança em uma sessão polêmica, onde o voto decisivo foi do então presidente da câmara, Nelsinho Luiz.

Recentemente, cidadãos indignados, postaram fotos de suas contas de energia nas redes sociais, alegando aumento abusivo. Isso gerou polêmica e o vereador Ideval Cardoso, que é oposição ao prefeito, lembrou em sua página no Facebook, que o voto de minerva que resultou no aumento, foi do vereador Nelsinho Luiz. Por sua vez, Nelsinho não exitou e publicou um vídeo “sensacionalista” afirmando que a a culpa do aumento na conta de luz, não era dele e sim do PT, partido ao qual Ideval é filiado.

Ideval respondeu dizendo que Nelsinho esta tentando desviar o foco, pois sabe que seu voto está prejudicando milhares de famílias.

Já Nelsinho afirma que a taxa já existia e o que ele aprovou foi apenas uma atualização no modo de cobrança.

Eu entrei em contato com a Energisa, e eles confirmaram que a taxa de iluminação publica representa um aumento de em média 20 reais nas contas residenciais, o calculo é baseado no consumo. Garantiram também que, não houve reajuste tarifário interno, ou seja os altos valores são reflexo do maior consumo, devido ao forte calor que não é novidade por aqui.

Ideval e Nelsinho seguem promovendo debates nas redes sociais, o que é bom para o nós, afinal, a câmara não é um clube de amigos, lá é o lugar onde os interesses do povo são discutidos e defendidos, muitas vezes de forma calorosa.

Ao invés de tentar resolver os problemas da cidade, que não são poucos, os vereadores preferem a acusação, afinal, a culpa é sempre do outro.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

Você se sente seguro em Novo Horizonte? Lembre-se de proteger o seu patrimônio. A Serseg Segurança, esta no mercado a mais de 10 anos. Quer proteger sua casa, sua empresa, seu patrimônio? A Serseg tem a solução ideal para você.

Ligue e peça um orçamento 17 – 3542-1100

Se preferir, acesse o site www.sersegsegurançaprivada.com.br

serseg blog

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político.

Saiba o que é e como ser um patrono acessando o link .

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s