DENÚNCIA no setor da Saúde

Muitas pessoas me procuram com “Denúncias” e “reclamações,” quase sempre relacionadas aos serviços públicos. O departamento campeão de reclamações é a Saúde, geralmente eu passo para algum vereador e dificilmente vou a fundo, pois na maioria, são reclamações infundadas. Mas dessa vez foi diferente, recebi uma denúncia tão bem redigida e explicada, que optei por publica-la na íntegra e também ceder espaço para a resposta da Secretaria de Saúde de Novo Horizonte.

denuncia

Segue a mensagem que recebi por Whatsapp no último sábado, dia 06 de março:

“Bom dia Gilson, gostaria muito que você fizesse uma matéria sobre a decadência que se encontra o departamento de Saúde do nosso Município, vou listar alguns problemas começando pela UBS Santa Clara – O principal motivo da reforma e fechamento da mesma, foi o telhado, que além de não conter a chuva, também escorria água suja e fezes de pombos. A suspeita é que o material colocado na reforma foi de qualidade inferior ao licitado, daí veio a primeira chuva forte e choveu mais dentro do que fora.

Sobre o Centro de Saúde (postão) – Logo que começaram a cogitar uma reforma, a Secretária da Saúde, teve tempo hábil para planejar uma realocação correta dos funcionários, mas ao invés disso, improvisaram ambientes precários que estão estressando funcionários e pacientes. A reforma está paralisada, estão apenas pintando a faxada, detalhe, mesmo sem o prédio estar pronto, mesmo com todo aquele entulho que pode juntar escorpiões e acumular água parada. A intenção deles é maquiar a obra para receber mais dinheiro.

Sobre a UBS São Vicente – É lá que se encontra a “Sala de Vacina” onde estavam as insulinas perdidas por falta de energia e a “Farmácia” improvisada que mais parece uma lata de sardinha. Além disso, subindo a Avenida Cônego Alfredo Reith, tem um barracão que transformaram em “Depósito da Saúde,” detalhe, em dias quentes, lá dentro chega aos 40 graus e mesmo assim, guardam medicamentos e materiais de enfermagem que podem estragar, tais como pomadas, óleos medicinais e etc.

Sobre o Anexo – Também se encontra em reforma e o atendimento acabou sendo transferido para uma casa no cruzamento da rua Cesário de Castilho com a 7 de Setembro. Lá, improvisaram: Laboratório de Análises Clínicas, Vigilância Epidemiológica e Ambulância. A coleta de sangue é feita dentro de uma garagem que não tem se quer ventilador e a Vigilância Sanitária está dividindo espaço com a Junta Militar.

Sabe o que é pior, Gilson, na Secretária da Saúde, não aceitam sugestões. Muitos médicos, apenas pedem exames. O que se vê, são funcionários desmotivados e nervosos, falta de medicamentos, excesso de exames para serem feitos e principalmente falta de pessoas qualificadas. Tem mais gente mandando do que trabalhando.

Deixo aqui essas denúncias e espero ter ajudado no seu trabalho.”

A pessoa que me enviou esse relato prefere não ser identificada por motivos óbvios. Sendo assim, eu faço questão de me adiantar e deixar a próxima edição do NH News reservada para a resposta da Secretária de Saúde de Novo Horizonte, isso caso considerem pertinente esclarecer os assuntos que foram abordados aqui.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na pághttps://www.catarse.me/osdeliriosmusicaisina do Facebook NH News.

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um anunciante ou um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação verdadeiras e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político. Saiba mais acessando o link .

Ajude no financiamento coletivo do meu livro, acesse catarse.me/osdeliriosmusicas

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s