Essa semana o presidente Jair Bolsonaro anunciou corte nos cursos profissionalizantes de humanas, especificamente, Filosofia e Sociologia. Eu, adoro Filosofia, a arte de fundamentar questões relacionadas a natureza da existência humana, e essa atitude contestável do presidente, floresceu em mim a necessidade de falar sobre isso… “Bóra” filosofar?
A minha teoria filosófica preferida, entre tantas, é sobre a vida, mais especificamente sobre “vida inteligente em outros planetas.” Isso envolve ciências exatas também, mas dentro da minha limitação, prefiro ficar apenas nas questões filosóficas.
É um pouco desanimador saber que nas proximidades da Via Láctea, onde a Terra se encontra, está praticamente descartada a possibilidade de que exista vida inteligente. Provavelmente exista vida, mas não vida inteligente. Essa, precisa de condições especificas para se desenvolver, entre outras, o planeta estar próximo de um “sol,” por exemplo, numa distância correta que permita o desenvolvimento da vida inteligente.
Encontrar “sóis” na Via Lactea é moleza para os Astrônomos, pois são estrelas gigantescas, logo, é relativamente fácil analisar a distância dos planetas em seu entorno e, ainda não existem vestígios de vida inteligente na nossa galaxia.
Porém, a Via Lactea é apenas uma galaxia e no Universo, existem trilhões de outras galaxias, é impossível, imaginar que em algum lugar nessa imensidão, não exista vida inteligente. Mas é também impossível chegar até lá. A não ser que exista um atalho. E teoricamente o atalho existe, ele se chama “buraco de minhoca.” Se um dia encontrarmos um desses na Via Láctea, teríamos a possibilidade de cruzar o universo e quem sabe, chegar do outro lado, no “multiverso!”
Excitante, não?
Então, estamos fadados a morte? Não, calma. Já começamos um plano B, que é fazer o nosso próprio “buraco de minhoca” através da manipulação da energia atômica/nuclear. Essa pesquisa existe e vale lembrar que é bem perigosa.
Essa mesma energia atômica, também pode tornar realidade as viagens à velocidade da luz, como aquelas que vemos em Star Wars, apesar de não ser tão simples quanto parece nos filmes, pois o deslocamento espacial na velocidade da Luz, interferiria no tempo/espaço, causando distorções temporais, seria como um ensaio para a maquina do tempo. Mas independente disso – como nossas frágeis carcaças humanas suportariam uma jornada à velocidade da Luz?
São mais duvidas do que soluções, e repito, o tempo é curto.
Para finalizar, queria dizer que os filmes de ficção cientifica são os meus preferidos, e se você quiser aumentar o grau filosófico desse papo, assista “Interestelar” (2014) e durma bem… se puder 👀
(…)
Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.
Assine
O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:
Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS
Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.
A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um anunciante ou um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação verdadeiras e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político. Saiba mais acessando o link .
Ajude no financiamento coletivo do meu livro, acesse catarse.me/osdeliriosmusicas
Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.