Existe vida inteligente?

Essa semana o presidente Jair Bolsonaro anunciou corte nos cursos profissionalizantes de humanas, especificamente, Filosofia e Sociologia. Eu, adoro Filosofia, a arte de fundamentar questões relacionadas a natureza da existência humana, e essa atitude contestável do presidente, floresceu em mim a necessidade de falar sobre isso… “Bóra” filosofar?

A minha teoria filosófica preferida, entre tantas, é sobre a vida, mais especificamente sobre “vida inteligente em outros planetas.” Isso envolve ciências exatas também, mas dentro da minha limitação, prefiro ficar apenas nas questões filosóficas.

É um pouco desanimador saber que nas proximidades da Via Láctea, onde a Terra se encontra, está praticamente descartada a possibilidade de que exista vida inteligente. Provavelmente exista vida, mas não vida inteligente. Essa, precisa de condições especificas para se desenvolver, entre outras, o planeta estar próximo de um “sol,” por exemplo, numa distância correta que permita o desenvolvimento da vida inteligente.

Encontrar “sóis” na Via Lactea é moleza para os Astrônomos, pois são estrelas gigantescas, logo, é relativamente fácil analisar a distância dos planetas em seu entorno e, ainda não existem vestígios de vida inteligente na nossa galaxia.

Porém, a Via Lactea é apenas uma galaxia e no Universo, existem trilhões de outras galaxias, é impossível, imaginar que em algum lugar nessa imensidão, não exista vida inteligente. Mas é também impossível chegar até lá. A não ser que exista um atalho. E teoricamente o atalho existe, ele se chama “buraco de minhoca.” Se um dia encontrarmos um desses na Via Láctea, teríamos a possibilidade de cruzar o universo e quem sabe, chegar do outro lado, no “multiverso!”

Excitante, não?

A humanidade esta consumindo todos os bens naturais e logo matará a Terra. Isso não é ficção, esta acontecendo, é uma triste realidade. A expectativa é que os filhos dos nossos netos sofrerão os primeiros efeitos mortais em massa, dessa devastação.
No século XXII, prevejo expedições desesperadas em busca de fendas espaciais, ou  se preferir, “buracos de minhoca,” mas talvez já seja tarde para a raça humana. E talvez você possa estar se perguntando, mas porque não começamos essas expedições desde já, afinal, o homem chegou na Lua!
O problema é que hoje, o deslocamento espacial é algo muito lento, chegar em Marte, por exemplo, demora cerca de um ano e viagens longas, causam problemas ósseos devido a falta de gravidade, além de torturar os astronautas psicologicamente.

Então, estamos fadados a morte? Não, calma. Já começamos um plano B, que é fazer o nosso próprio “buraco de minhoca” através da manipulação da energia atômica/nuclear. Essa pesquisa existe e vale lembrar que é bem perigosa. 

Essa mesma energia atômica, também pode tornar realidade as viagens à velocidade da luz, como aquelas que vemos em Star Wars, apesar de não ser tão simples quanto parece nos filmes, pois o deslocamento espacial na velocidade da Luz, interferiria no tempo/espaço, causando distorções temporais, seria como um ensaio para a maquina do tempo. Mas independente disso – como nossas frágeis carcaças humanas suportariam uma jornada à velocidade da Luz?

São mais duvidas do que soluções, e repito, o tempo é curto.

Sabe o que é ainda mais intrigante nisso tudo? Essa busca por um planeta habitável, com as condições ideais para a vida inteligente, pode ser também a busca de outras civilizações extraterrestres. Se um dia encontrarmos ou criarmos um “buraco de minhoca” nas proximidades do Sistema Solar, tanto, ele poderia nos levar, quanto poderia trazer visitantes inusitados.
Você sabia que existem teorias que a raça humana é descendente de exploradores interplanetários, filhos de antigos astronautas extraterrestres que chegaram até aqui e ficaram?
Ou, chegaram aqui, dominaram os nativos e misturaram-se?
Ou simplesmente já estavam aqui antes da gente?
Ou melhor, estão conosco, vivendo em uma dimensão paralela?
Se você gosta dessas teorias filosóficas de “humanas,” pode ficar tranquilo, nem Bolsonaro, nem ninguém conseguirá deter a evolução, pois ela é eminente. No máximo esses políticos conservadores e capitalistas adiantarão o tempo de devastação da Terra e isso pode ser fatal, principalmente quando falamos de tempo/espaço.

Para finalizar, queria dizer que os filmes de ficção cientifica são os meus preferidos, e se você quiser aumentar o grau filosófico desse papo, assista “Interestelar” (2014) e durma bem… se puder 👀

 

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um anunciante ou um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação verdadeiras e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político. Saiba mais acessando o link .

Ajude no financiamento coletivo do meu livro, acesse catarse.me/osdeliriosmusicas

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s