Clube de Rodeio perde, prefeitura ganha, e o povo…

Entre os amantes de Rodeio a expectativa era grande, pois a volta da Festa do Peão “organizada à moda antiga” era quase uma realidade. A população abraçou a ideia e até os vereadores apoiaram. Mas essa semana, o prefeito jogou um balde de água fria na população – Quem vai promover a festa do peão de Novo Horizonte em 2019, será novamente um empresário de fora.

Toyota ganhou

Pode até parecer um disparate, mas a prefeitura atua em causa própria. Se você ainda não sabia disso, só posso te dizer – Seja bem vindo a Novo Horizonte, o lugar onde a prefeitura age como empresa privada e a câmara, como despachante.

O Clube de Rodeio de Novo Horizonte foi fundado em 1972 e através do empenho de ilustres cidadãos como, Zi Biasi, Antônio Carlos Cristóvão (Português), entre outros, a tradicional, Festa do Peão, conquistou notoriedade nacional e foi até, modelo para Barretos, hoje, a maior festa do Brasil.

Porém, em 2010, o Clube de Rodeio se desfez e em seu lugar a prefeitura assumiu o recinto. Desde então, passaram a oferecer a festa para que, empresários do ramo de eventos pudessem explora-la financeiramente. O desmonte do Clube de Rodeio e a péssima gestão publica, causou o inicio do fim de uma tradição de 50 anos, pois os empresários de fora, claro, não estão nem aí para as nossas tradições, eles querem é ganhar dinheiro e para isso, trazem toda a estrutura e mão de obra de fora. E ao final da festa, levam tudo embora, inclusive o dinheiro dos novorizontinos.

Quem mais sofre com isso é o comercio, que a cada festa, (nesse formato) passa por um longo período de escassez, amargando prejuízos e calotes causados pelo consumismo que a festa promove.

A única forma de reverter essa triste realidade que repete-se a quase 10 anos, é voltar a promover a festa nos moldes antigos; onde os comerciantes locais são os fornecedores; onde a mão de obra usada é a local; e onde principalmente, as nossas tradições culturais podem ser valorizadas. A receita é simples, se o dinheiro arrecadado no Rodeio ficar com os comerciantes e empresários locais, ele será reinvestido aqui, aquecendo a nossa economia, invés de destruí-la.

O Clube de Rodeio de NH vem tentando voltar à ativa, mas, existem duvidas se esse “Clube” seria de uma pessoa só. O fato é que, enviaram um oficio ao prefeito pedindo de volta a concessão de uso do recinto. Inicialmente o prefeito e seus aliados políticos tentaram se safar, afirmando que era ilegal, mas já foi provado que o projeto é legal e possível, inclusive, existem inúmeros espaços públicos ativos na cidade que são concessões uso.

Mas o prefeito foi mais esperto, enquanto ele “cozinhava o galo,” com o “Clube,” mandou abrir uma nova licitação para a Festa do Peão, na verdade um teste, pois se desse deserta, (sem interessados) talvez ele negociasse com o Clube de Rodeio. Mas infelizmente ou felizmente, semana passada foi anunciado o vencedor do pregão, um empresário da cidade de Barretos, proprietário da empresa J. de O. Souza Eventos ME, que por 25.700 adquiriu o direito de explorar a Festa do Peão de NH. Ou seja, vai ter Rodeio em 2019, só não posso dizer que isso é uma boa noticia.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um anunciante ou um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação verdadeiras e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político. Saiba mais acessando o link .

Ajude no financiamento coletivo do meu livro, acesse catarse.me/osdeliriosmusicas

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s