Léo Karan, será o homenageado do 1º Festival de Música de NH

Em Julho, no Centro Cultural Gino de Biasi Filho, a Associação Sebastião de Godoy, Raul Livros e NH News, realizarão o 1º Festival de Música de NH – Prêmio Léo Karan. As inscrições estão abertas e além do Concurso Musical, teremos Feira do Livro, saraus, apresentações artísticas e muito mais.

matéria jornal

A Cultura local, está bastante abandonada pela atual administração, mas falar sobre isso seria chover no molhado, afinal, qual setor não está? Hoje, daremos um tempo no assunto “política” para falar um pouco sobre a nossa cultural local.

Os grandes festivais de música ficaram famosos no Brasil durante os anos 60, o ápice, foi o “Festival da Música Popular Brasileira” promovido pela TV Record. As disputas eram acirradas e a censura durante a ditadura militar, deu um tempero extra, forçando os compositores a transmitirem seus recados com letras de duplo sentido, isso de certa forma, acabou elevando o nível intelectual daqueles festivais.

Já nos anos 70, a Rede Globo também entrou na dança, digo, na música, passando a promover o “Festival Internacional da Canção.” Esses festivais eram eventos altamente rentáveis que lideravam a audiência. Vale lembrar que esses concursos musicais revelaram os maiores nomes da musica brasileira como: Chico Buarque, Elis Regina, Raul Seixas, Caetano Veloso, Gal Costa, Milton Nascimento, Os Mutantes, Djavan, Gilberto Gil… enfim, a lista é enorme, e tão grande quanto, é o prestigio que esses músicos conquistaram e muitos mantem até hoje, 50 anos depois.

Poucos sabem, mas um dos grandes idealizadores desses famosos festivais é filho de Novo Horizonte, seu nome é Adônis Karan, um produtor cultural que, além da TV Record, também ajudou a desenvolver festivais nas extintas TV Excelsior, TV Tupi, TV Manchete e na atual Rede Globo.

Adônis, é irmão dos compositores Gilberto Karan e Abraão Karan, esse por sua vez, também era cantor e adotou o nome artístico “Léo Karan” lançando pela Discos Marcus Pereira o LP Urbana de 1976, um clássico da musica popular brasileira que lhe rendeu uma aparição no “Fantástico” da Rede Globo. Aqui em Novo Horizonte, Léo Karan era mais conhecido como Abrãozinho, o baixinho que trabalhava no setor tributário da prefeitura.

Nesse primeiro Festival de Música de Novo Horizonte, o “Prêmio Léo Karan” foi denominado em homenagem ao grande compositor novorizontino. As inscrições estão abertas até o dia 01 de julho no Centro Cultural, serão duas categorias, “Interprete” e “Composição Original”  as inscrições são livres para todas as idades e todos os estilos musicais.

Para se inscrever é preciso apresentar; documento com foto; comprovante de residência; letra da música (digitada) e uma amostra simples da canção, que pode ser em CD, DVD, Pen Drive ou enviado por Whatsapp.Seja você, compositor ou cantor cover, participe, o Festival acontecerá durante a semana da Cultura do Centro Cultural, onde, além dos festivais que serão nos dias 11 e 12 de julho, você também poderá aproveitar a tradicional Feira do Livro do Raul Livros e curtir as demais atividades culturais.O Centro Cultural fica aberto de terça a sexta, das 09 as 17 hs. Maiores Informações pelo (17 99225-4743) ou pela página no Facebook. facebook.com/festivaldemusicanh

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um anunciante ou um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação verdadeiras e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político. Saiba mais acessando o link .

Ajude no financiamento coletivo do meu livro, acesse catarse.me/osdeliriosmusicas

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Um comentário sobre “Léo Karan, será o homenageado do 1º Festival de Música de NH

  1. Muito legal Novo Horizonte reconhecer e homenagear um dos filhos ilustres da cidade. Abrãozinho, o filho de dona Munira, me ensinou os primeiros acordes da Bossa Nova junto com meu amigo Otacílio Bueno, com quem participei do conjunto Os Panteras. Abraço. Jocelin Machado de Oliveira, jornalista, editor-chefe Jornal da Manhã – Marília SP

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s