Palestra sobre Mottainai no Centro Cultural

Quarta-feira, dia 21, acontece uma palestra inédita em Novo Horizonte sobre “Mottainai” que te ensina a multiplicar o tempo, o dinheiro e a vida, com esse conceito milenar que salvou o Japão da resseção após a segunda guerra mundial.

mottainai 2

Eu conheci Tiemi Yamashita através dos podcasts, aqui em Novo Horizonte, eu prefiro chamar de “matérias faladas”, mas o NH News, na realidade, é um “podcast,” ou seja, um arquivo digital de áudio que é transmitido através da internet, cujo conteúdo é bastante variado. Mas pode continuar chamando de matéria falada, de boa, eu não me importo. O que vale é a pluralidade de opiniões que essa nova mídia vem nos proporcionando.

Além do NH News, Rogério Silva (Cocão) e eu, produzimos um outro podcast que se chama “Clube da Música Autoral,” onde contamos as histórias por trás das musicas, já foram 3 temporadas, e em 2018, o Clube, foi destaque no Itunes, ficando entre os podcasts nacionais mais baixados do ano.

Pois bem, essa nova mídia é viciante e vem unindo pessoas. Foi através do Clube da Música Autoral, que conhecemos Tiemi, ela também tem um podcast e fala sobre Mottainai, inclusive, também é editado pelo Cocão, que apesar de ser cego, desenvolveu uma habilidade incrível para realizar esse tipo de tarefa. Tiemi, há tempos queria nos conhecer, e dessa vez deu certo, e como não gosta de desperdícios, aproveitando a oportunidade, ela também está trazendo para Novo Horizonte a sua famosa palestra “Mottainai,” que vem fazendo sucesso em todo Brasil.

Mottainai é uma expressão antiga que o povo japonês utiliza quando alguém desperdiça algo, porém, do mesmo modo que é impossível traduzir a expressão para o português, é igualmente implausível traduzir a verdadeira essência do Mottainai que traduz muitos valores contemporâneos ao assimilar as necessidades que temos de utilizar os recursos ao nosso redor do melhor jeito possível, eliminando o desperdício e fazendo com que criemos um novo modo de encarar as situações do cotidiano através da educação ambiental, redução de custos e aprimoramento do capital humano.

Tiemi Yamashita, não faz apenas palestras, ela também promove cursos e workshops que em comum, visa ajudar as pessoas a compreenderem a real importância das matérias-primas, das ferramentas que utilizamos em nosso dia a dia e, principalmente, nos ajuda entendermos a nossa própria existência.

A palestra sobre Mottainai será gratuita e acontece no dia 21 de agosto, (quarta-feira) as 20 horas no Centro Cultural Gino de Biasi Filho, localizado na rua Carvalho Leme, 534, Centro, em Novo Horizonte-SP. O evento é uma realização do NH News, Déa Desenvolvimento Social, Associação Prof. Sebastião de Godoy e tem o apoio Cultural da Fundação Esperança e rádio Esperança FM.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

A produção do NH News é minha, Gilson de Lazari e a edição é do Rogério Silva. Se você gosta do NH News, saiba que pode ser um anunciante ou um patrono e assim ajudar nessa missão que é valorizar a cultura local, levar informação verdadeiras e livrar nossa cidade de antigos estigmas, principalmente, no âmbito político. Saiba mais acessando o link .

Ajude no financiamento coletivo do meu livro, acesse catarse.me/osdeliriosmusicas

Meu nome é Gilson de Lazari e foi um prazer falar de Novo Horizonte com vocês. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s