87% não confiam na câmara de vereadores

A pesquisa também mostrou que 80% dos entrevistados consideram as decisões dos edis péssimas e ruins, enquanto apenas 1% as consideram ótimas. Nessa edição do NH News, você irá conferir os resultados da pesquisa que avaliou a câmara de vereadores de Novo Horizonte.

vereadores

A pesquisa foi idealizada e lançada pelo NH News em parceria com a Dea Desenvolvimento Social, teve início no dia 02 e ficou no ar até o último dia 06 de setembro. 210 pessoas participaram respondendo os questionários. A plataforma usada na pesquisa foi o Google Forms.

Começamos perguntando se o entrevistado era eleitor da cidade de Novo Horizonte e 99% confirmaram a titularidade. Na sequência 53,3% dos entrevistados afirmaram que o candidato que haviam votado na última eleição, foi eleito, mas 55,2% não votaria nesse candidato novamente.

Ainda no quesito eleitoral, foi perguntado se em 2020, o entrevistado votaria em algum desses vereadores que estão cumprindo mandato e 73,3% respondeu “nenhum”. Ideval Cardoso, Douglas Alex e Cléber Gaúcho, foram os mais citados.

  • Ideval Cardoso 8,6%
  • Douglas Alex 6,2%
  • Cléber Gaúcho 3,3%
  • Roberto Melchiori 1,9%
  • Sônia Canato e Amilcar Raphe 1,4%
  • Ivone Ruiz e Celso Junior 1%
  • Beto de Sousa, Dejair Gordo e Nelsinho Luiz 0,5%
  • Leandro Lança e Tiago Marins 0%

A pesquisa também tinha o objetivo de revelar como os novorizontinos entendem a ideologia política da câmara, e para isso, usamos dois questionários, o primeiro perguntava quem era oposição (contrário ao prefeito) e a segunda, quem era situação (favorável ao prefeito).

Ideval Cardoso, foi eleito o principal opositor do prefeito com 56,7% dos votos, seguido por Dejair Gordo com 25,7% e Sônia Canato com 13,3%. Mas o que chamou a atenção, foi que, para 35,7% das pessoas que responderam a enquete, ninguém, nenhum dos vereadores é oposição.

oposição

Já entre a situação, Amilcar Raphe foi considerado o vereador que mais defende o prefeito com 85,3%, na frente de Roberto Melchiori com 83,8% seguidos de perto por Beto de Sousa e Ivone Ruiz, ambos com 83,3% dos votos.

situação

“A população confia nas decisões dos vereadores?” Esse também era um dos objetivos da pesquisa e para isso, criamos duas perguntas. Primeiro sobre o grau de confiança nos vereadores e para 55,7% ela é baixa, 31,4% disse nula, 10% considera média e apenas 2,9% afirmaram ter uma alta taxa de confiança nos vereadores. Já na pergunta de avaliação, para 53,8% as decisões dos vereadores são avaliadas como péssimas e para 25,7% são ruins. Além disso, 47,8% dos entrevistados acreditam que os vereadores votam os projetos e leis de acordo com seus interesses pessoais e apenas 10,6% acham que é de acordo com os interesses do povo.

avaliação

Muito se discute, se os vereadores recebem ordens do prefeito, então, também incluímos perguntas nesse sentido e segunda as respostas, 64,6% consideram grande, a influência do prefeito na câmara, 13,9% média, 12% pequena e 9,6% acham que o prefeito não exerce nenhuma influência na câmara. Perguntamos também, de quem era a culpa, no caso da cidade estar abandonada e para 44,5% a culpa é do prefeito e dos vereadores.

culpa

Segundo os participantes da enquete, a principal atividade dos vereadores é votar os projetos e leis de acordo com os interesses do povo e aproveitando a oportunidade, perguntamos sobre um caso polêmico que vem sido defendido por alguns vereadores, o tal empréstimo de 40 milhões, e as pesquisas revelaram que 88% consideram essa uma péssima ou má ideia.

40 milhões

Para que quiser conferir a veracidade da pesquisa, aviso que todos os dados podem ser apurados de forma bruta através desse link http://bit.ly/2UOSFpf

Por fim, no contesto geral, acreditamos que essa pesquisa foi útil, também, para mostrar aos políticos de Novo Horizonte o quão insatisfeitos, estão os moradores. Entrei em contato com presidente da Câmara, Cléber Gaúcho para saber a opinião dele sobre o resultado da enquete, mas o vereador me disse que ainda não havia conferido os resultados.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3542- 1172 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s