Jornal A Tribuna encerra as atividades em NH

Em outubro, o Jornal A Tribuna NH, completaria dois anos de circulação “gratuita” na nossa cidade tendo como destaque o título de o único veículo de noticias imparciais. Mas, infelizmente, o Jornal A Tribuna, está encerrando suas atividades.

jornais blog

Como anda o jornalismo na nossa cidade? Segundo os intelectuais que valorizam a mídia impressa, nunca esteve melhor, pois, finalmente voltamos a ter um veículo que mostra a verdade nua e crua. Essa era a função do Jornal A tribuna. Era, porque o semanal pode estar chegando ao seu precoce fim.

Desde a aposentadoria do saudoso Paulo Falseta, Novo Horizonte vem sendo refém de informativos chapa branca, cujo o maior objetivo é informar a população parcialmente, ocultando informações vitais. A mordaça calou a imprensa local a tanto tempo, que até criou-se um mito de que é perigoso falar a verdade. O principio básico do jornalismo, que é: informar corretamente e levar, ao público, aquilo a que ele não tem acesso completo, definitivamente não existe em Novo Horizonte, aliás, é até perigoso falar a verdade.

Em setembro de 2017, um grupo de empresários, preocupados com os prejuízos causados por uma imprensa amordaçada, convidou o empresário borboremense, Edson Luis Milaus e sua esposa Rogéria Gomes Milaus, para lançar a versão novorizontina do jornal A Tribuna. A única preocupação do grupo, era que as informações contidas no semanal, fossem verídicas e imparciais.

Para compor a pluralidade de opiniões e causar a reflexão que embala o progresso, a primeira classe de colunistas da Tribuna NH, contou com Evaldo Munaretto, Abner Fortunato, Roberto Santana, Ângela Cristina Simon, Renato Magri, Gustavo Dalla Dea, Rogério Silva e a jornalista responsável pelas matérias informativas, Larissa Maria Corrêa. Toda semana, uma média de 1.500 exemplares eram distribuídos gratuitamente e além de ser um jornal que realmente parecia jornal, o conteúdo exalava liberdade e esperança de que a verdade voltasse a ser protagonista em nossa cidade.

Eu, Gilson de Lazari, também fui indicado como colunista, meu estilo agressivo e incisivo de escrever, compensaria em partes todos esses anos de mordaça. Na época, eu escrevia apenas “textões” no Facebook, onde narrava a minha indignação, que por acaso, era a mesma da maioria dos novorizontinos. Confesso, no início, foi difícil, mas como não fujo dos desafios, segui minha missão voluntária e um dos melhores pagamentos que recebi, foi ser reconhecido e parabenizado por pessoas que eu se quer conhecia, mas que haviam se identificado com os meus textos que saíram no jornal.

O formato editorial da Tribuna NH, trouxe aos carentes leitores novorizontinos, informações dos dois lados, ele abordava os frequentes escândalos da administração publica e as derrapadas da câmara de vereadores, sem ser necessariamente um jornal de oposição, publicando, frequentemente pautas que exaltavam as conquistas do executivo e do legislativo.

“Não temos culpa se as noticias ruins são mais frequentes que as boas, nosso dever é informar”

Essa célebre frase, foi dita pelo Birinha, o dono do Jornal, que também recebeu incontáveis ameaças, sendo acusado de estar dizendo a verdade demais. Em uma cidade acostumada com a omissão, a verdade feriu muitos que vivem da mentira. Em outubro, o Tribuna, completa dois anos de circulação em Novo Horizonte e 26 anos em Borborema, mas o que era para ser motivo de comemoração, tornou-se motivo de tristeza, pois recentemente, o casal Milaus, anunciou a intenção de encerrar os trabalhos na cidade de Novo Horizonte. O motivo? Supostamente o jornal não está se pagando, os anunciantes não são o suficientes para custeá-lo e por isso, anunciaram o encerramento do modelo que ao qual conhecemos hoje. Porém, A Tribuna ainda poderá continuar em Novo Horizonte, mas para isso, precisamos saber se após dois anos ouvindo verdades, os novorizontinos aceitarão as desinformações novamente.

Se você gosta do Jornal A Tribuna e quiser ajudar com idéias, apoios financeiros, ou outros meios, entre em contato comigo, ainda existe um fio de esperança.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Jornal A Tribuna NH e na página do Facebook NH News.

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3542- 1172 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s