É fácil pedir ditadura em uma democracia, difícil, é pedir democracia em uma ditadura!

menifestacao-bolsonaro-hoje-4

Quando pessoas sensatas fazem críticas ao AL-5 ou regimes ditatoriais, a intenção pode até ser boa (conscientizar). Mas em redes sociais, isso é uma armadilha e ao invés de alertar sobre os malefícios de um regime ditatorial, o que estão fazendo realmente é promover o tema. Explico:

Existe um algoritmo que é cego, surdo, mudo e ignorante. Ele apenas identifica que aquele tema está sendo repetido, no caso “AI-5” e o impulsiona “organicamente” viralizando as publicações com essa TAG.

A rede social estuda o comportamento dos indivíduos e de acordo com as reações, curtir, deixar de curtir e comentários, vai aprendendo o que nós mais gostamos de ver e assim, faz certos temas serem mais recorrentes nas nossas time-lines.

A Cris por exemplo, adora assistir vídeos de gatos, logo, assim que ela abre o Facebook, 80% do conteúdo é sobre gatos. Eu, gosto de ver shows e é o que o Facebook mais me mostra.

Concomitantemente, as redes sociais descobriram que as pessoas gostam também de se informar enquanto navegam. Daí, independente de você gostar de políticos ou regimes ditatoriais, rodando a sua linha do tempo entre vídeos de gatos fofinhos e shows musicais, provavelmente irá se deparar com noticias populares, no caso, publicações enaltecendo a ditadura e pedindo a volta do AI-5.

Isso ocorrerá, independente de você ser simpatizante, essa é a função do algoritmo, afinal, ele é cego, surdo, mudo e ignorante e não sabe que aquela TAG, pode ser perigosa.

“Perigosa Gilsão? Aí cê tá forçando.”

Sim, extremamente perigosa, pois o AI-5 é o ato institucional que deu carta branca para o governo censurar os jornalistas que divulgavam informações que eles não queriam mostrar e entre outros, liberava a tortura e a prisão de qualquer pessoa, independente se ela estivesse cometendo crime ou não. Em suma, o AI-5 representa o fim do nosso direto de cobrar os políticos que nos governam e a supressão dos nossos direitos individuais.

Porém, o perigo, não é esse conteúdo chegar até nós, que somos pessoas sensatas e entendemos os prejuízos históricos. O problema, é esse conteúdo chegar assim, como de fato chega: repleto de fake news, diretamente no cérebro desprotegido de jovens pouco estudiosos podendo até promover mais uma geração de “reaças” virtuais que acabarão se tornando adeptos e defensores dos horrores de uma ditadura.

Vale lembrar que na Alemanha, existem diversos eventos anuais para lembrar dos horrores que o Nazismo causou e assim, não deixam que o povo se esqueça o que realmente é um regime ditatorial. Dessa forma, espera-se que as novas gerações não cometam os mesmos erros do passado. Já no Brasil, regimes parecidos, mesmo que mais brandos, são exaltados e promovidos até pelo presidente.

É fácil pedir ditadura em uma democracia, difícil, é pedir democracia em uma ditadura.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Blog do Gilson de Lazari e na página do Facebook NH News.

big mart jpgO Bigmart foi pioneiro e lançou o primeiro site de vendas da cidade de Novo Horizonte. Navegue, escolha os produtos, receba notificações sobre promoções e fique em casa. O Bigmart entrega na sua residencia no horário combinado. Acesse o site clicando aqui 

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3542- 1172 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s