Se diz o que eu penso, como pode ser mentira?

O tema de hoje é Fake News, e para alguns especialistas, isso pode ser viciante e prazeroso, comparado até ao usa drogas, sabia? Mas por que as pessoas querem acreditar e até compartilham as notícias falsas? Será que você pode estar viciado em Fake News e não notou?

Segundo o psicoterapeuta Claudio Martins, essa sensação de euforia causada pelas notícias falsas impede o desenvolvimento de um senso crítico em quem as recebe. É a “infantilização emocional”, que faz com que poucas pessoas se preocupem em checar a origem ou a veracidade da informação.

O psiquiatra explica ainda que esse movimento causa uma angústia que leva a pessoa a imaginar que é portadora de uma novidade que deve ser contada com extrema urgência. O sentimento, explica ele, é o mesmo quando alguém ouve uma fofoca.

O campo da política é muito propício para esse fenômeno. Uma certeza é que as fake news são um fenômeno novo que atrai pessoas com transtornos de personalidade sérios. Ele é muito simplório e vai ser cada vez mais estudado”, afirmou o psicoterapeuta.

Mas de onde vem essas Fake News? Será que existe uma fábrica de noticias falsas?

A palavra fake é uma giria de “False” que vem do inglês “Falso” e News pode significar novidade e também define noticia. Na tradução literal seria “noticia falsa”.

A primeira vez que a fake news alterou o rumo politico foi em 2016, durante a corrida presidencial dos Estados Unidos, época em que conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram compartilhados de forma intensa pelos eleitores de Donald Trump.

Em 2018 a mesma formula foi usada na campanha de Jair Bolsonaro e recentemente a existência de uma milicia virtual foi denunciada por ex-apoiadores do presidente e apelidada de gabinete do ódio. Um lugar onde servidores e parlamentares ligados ao presdente e sua família supostamente trabalham para criar e promover notícia falsas que alimentam a necessidade dos seguidores radicais do presidente.

Mas qual é o futuro da Fake news no campo politico? Será que nas próximas eleições vai ganhar aquele candidato que mentir melhor? Como regularemos isso?

Recentemente as principais redes sociais tem apagados noticias falsas publicadas por celebridades que tem grande poder de influência. Bolsonaro é o campeão, já teve publicações apagadas no Facebook, Twitter e Instagram, onde até no lugar da postagem do presidente foi publicada uma nota afirmando em letras garrafais “essa notícia é falsa”.

Os filtros nas redes sociais ajudam, mas existe um aplicativo, por acaso o mais usado mensageiro virtual que está longe de ser regulado. O Whatsapp é o local onde as fake news são divulgadas de forma livre e potencializadas por robôs, bots, usado para dar maior acalce a essas notícias falses. As fake news do Whatsapp, infelizmente ainda teremos que conviver, apesar que a empresa anunciou a existência de um robô que está identificando noticias falsas sobre o coronavirus e tentando limitar seu acalce.

O fato é que essa discussão já ficou tão absurda, que ultimamente se discute até se existe verdade para ser lucidada, provando que uma mentira contada mil vezes pode se tornar verdade.

São tempos sombrios onde, caso a verdade lhe doa, sempre terá uma fake news para lhe abraçar, afinal, se fala o que eu penso, como pode ser Fake News?

 

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Blog do Gilson de Lazari e na página do Facebook NH News.

big mart jpg

O Bigmart foi pioneiro e lançou o primeiro site de vendas da cidade de Novo Horizonte. Navegue, escolha os produtos, receba notificações sobre promoções e fique em casa. O Bigmart entrega na sua residencia no horário combinado. Acesse o site clicando aqui 

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11

Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3542- 1172 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s