Novo Horizonte é uma cidade Racista? 

Sim, Novo Horizonte é uma cidade racista, preconceituosa e conservadora. Isso te ofende? Se sim, então como você acha que uma pessoa vítima de racismo ou preconceito se sente? Vamos falar sobre isso?

racismo

Primeiramente, o que é preconceito?

Segundo o Deus Google, preconceito significa uma ideia ou conceito formado antecipadamente que não possui fundamento sério ou legítimo.

E racismo, o que é?

Racismo é um conjunto de teorias e crenças preconceituosas que estabeleceram hierarquia entre as raças.

Ok, e o conservadorismo, Gilsão, o que tem a ver com isso?

Conservadorismo para quem não sabe, é a ideologia política predominante da nossa cidade e sua base vem do moralismo religioso e da manutenção das tradições comportamentais.

Por exemplo, meu pai era conservador. Ele não acreditava que o homem chegou na lua, pois isso seria muito inovador, ele também não gostava de modernidade ou tecnologias, na verdade,  ele não gostava de nada que lhe fosse estranho, ou que precisasse aprender a usar, justificando sempre, que aquilo era coisa de vagabundo. Ah… Meu pai também tinha medo de comunistas e odiava o Pelé. Demorei um tempão para entender o quanto ele era racista.

O Brasil tem proporções continentais, mas somos apenas uma colonia, imigrantes do mundo todo migraram pra cá e os motivos que lhes trouxeram, já explica tudo. Europeus são a maioria, portugueses, franceses, alemães, espanhóis, italianos (como meu pai), vieram em busca de terras e riquezas e encontraram colonias adaptadas ao seu estilo de vida europeia. Logo, foram autorizados a explorar o interior do pais e assim, se apoderaram das terras dos verdadeiros brasileiros, os índios. Já os africanos, não todos, mas a maioria, vieram em navios negreiros como escravos. Foi a mão de obra deles que construiu a America.

Turcos, Sírios e Japoneses, também vieram para o Brasil e entre todos, seria injusto dizer que tiveram vida fácil, pois a maioria precisou trabalhar duro para conquistar suas terras. Agora, quem mais trabalhou duro foram os africanos e ao fim, não conquistaram um centímetro de terra, o prêmio deles foi a “liberdade”. Uma tal liberdade fictícia, pois a mente continuava aprisionada, a cultura foi massacradas, as mulheres estupradas, os filhos roubados e a dignidade do homem preto, simplesmente desapareceu.

Após o fim da escravidão, se tornaram negros, sinônimo de inimigo, uma subespécie explorável que mesmo assim, evoluiu, aliás, se reinventaram, né? Uma evolução cheia de modernismo da qual os conservadores odeiam. A religião afro, o samba, o rap, a feijoada, a dança, a capoeira, o cabelo duro e principalmente a alegria do preto, os conservadores odeiam e alguns dizem que é influência histórica, que aprenderam com seus pais que os diferentes devem ser tratados de forma diferente.

Mas pra mim, essa desculpa não cola. Essa evolução é propositalmente desigual, não tivemos as mesmas oportunidades e pior, disso fez surgir o maior problema do nosso país, a desigualdade social que interfere diretamente na violência, educação, saneamento, saúde e principalmente, na nossa falta de cultura que nos impete de entender a nossa própria história.

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Blog do Gilson de Lazari e na página do Facebook NH News.

big mart jpg

O Bigmart foi pioneiro e lançou o primeiro site de vendas da cidade de Novo Horizonte. Navegue, escolha os produtos, receba notificações sobre promoções e fique em casa. O Bigmart entrega na sua residencia no horário combinado. Acesse o site clicando aqui 

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11

Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3542- 1172 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s