Interior de SP supera capital em mortes e torna-se novo epicentro da pandemia

Dados do governo de São Paulo apontam que a pandemia do novo coronavírus, agora saí da capital e está vindo para o interior, e pior, em números absolutos de mortos e infectados o interior já ultrapassou a Capital.

corona

Essa informação assustadora, foi divulgada na última quinta-feira dia 26 pelo Comitê de Contingência do Coronavírus do estado. Enquanto a cidade de São Paulo registrou 6.675 óbitos desde o início da pandemia, o interior chegou a 6.677 mortes na última semana.

O número de casos confirmados no interior também já superou a capital, com 125.561 casos na região, contra 113.261 da capital. São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, consequentemente é o que mais registra casos e mortes do vírus. Porém, o que quero deixar claro aqui é que a cidade de São Paulo, não é mais o epicentro, e sim, o interior.

Vocês se lembram quando o prefeito de São Paulo Bruno Covas decretou feriado antecipado, numa tentativa desesperada de fazer as pessoas se isolarem? Pois é, o que ele conseguiu na verdade, foi um feriadão prolongado onde milhares de moradores da capital vieram visitar seus parentes aqui no interior.

Na época, muitas cidades tentaram se precaver e fizeram barreiras para testar a temperatura dos turistas e tentar identificar casos suspeitos, mas em Novo Horizonte, o prefeito Toyota afirmou que em nossa cidade essa ação era impossível, pois temos muitas entradas. O resultado, estamos vendo agora, em Catanduva, são 470 casos confirmados e 21 óbitos, por lá, os hospitais já anunciaram falta de insumos e possibilidade de colapso. Em Itajobi, aqui do ladinho, já foi registrado 85 casos e 3 óbitos, isso nos leva a crer que em Novo Horizonte estão sub-notificando os casos, pois estranhamente, até a ultima semana, eram apenas 40 casos confirmados, menos da metade que Itajobi, detalhe, Novo Horizonte é uma cidade de 40 mil habitantes e Itajobi de 15 mil.

Como pode, cidades vizinhas estarem com tanta diferença nos casos confirmados? E vou mais longe, qual será o verdadeiro número de infectados de Novo Horizonte?  Infelizmente, só podemos nos guiar pelos dados que a prefeitura quer divulgar.

O Secretario executivo do Ministério da Saúde, João Gabardo dos Reis, disse que estão projetando um aumento de casos significativo no interior do estado e que a taxa de transmissão por um milhão de habitantes ainda está baixa. Ou seja, ainda vai aumentar muitos mais. Baseado nisso, o Lockdown se torna uma previsão realista para as próximas semanas.

E Você aí, ainda vai continuar chamando de “gripizinha” ou invenção de mídia. Será que para começar acreditar na mortalidade do vírus, precisará morrer alguém da sua família?

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Blog do Gilson de Lazari e na página do Facebook NH News.

big mart jpg

O Bigmart foi pioneiro e lançou o primeiro site de vendas da cidade de Novo Horizonte. Navegue, escolha os produtos, receba notificações sobre promoções e fique em casa. O Bigmart entrega na sua residencia no horário combinado. Acesse o site clicando aqui 

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11

Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3542- 1172 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s