Novo Horizonte – A história política dos últimos 20 anos

prefeitos

“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política. Simplesmente serão governados por aqueles que gostam.” Em 2014, essa frase despertou o meu interesse sobre o assunto e desde então venho analisando a nossa história. Hoje, quero pedir licença e tentar mostrar um pouco da minha visão sobre os últimos 20 anos políticos da nossa cidade.

Estamos sempre reclamando dos rumos que nossos representantes eleitos nos obrigaram seguir, certo? Mas repare, raramente, quem reclama, entende o mecanismo. E isso acaba descredenciando as críticas, logo, sem profundidade, alguém vai e interrompe:

– Nossa… que papo chato, vamos falar de coisa boa!

Entenderam? Falar de política, para muitos, se tornou um papo chato que deve ser evitado. Sabe quem adora isso? Eles… Os políticos!

Você sabia que o primeiro prefeito de Novo Horizonte se chamava Carlos Marcondes Cabral? Ele assumiu logo após a emancipação em 1917. Desde então, 30 diferentes prefeitos passaram e deixaram seus rastros de progresso. Tem história “prá mais de metro”. Mas hoje, vou fazer um resumo dos últimos 20 anos.

No dia 31 de dezembro de 2.000 chegava ao fim o mandato do então prefeito Same Calil Nicolau Eid, saudoso Seminho, um prefeito popular que recebia o povo qualquer hora e em qualquer lugar. Seu substituto, foi Toshio Toyota, natural de Itapetininga, médico ortopedista que veio para Novo Horizonte na década de 90 trabalhar com o Grêmio Esportivo Novorizontivo.

Com um perfil totalmente contrário ao do Seminho, Toshio, além de não interagir com o povo, tão pouco ficava na prefeitura. Como mérito, ele asfaltou a maioria das ruas de terra da cidade e muitos dizem que esse foi o seu melhor mandato.

Na próxima eleição, em 2004, Toshio enfrentou o petista Cássio de Freitas. Era o auge do partido dos trabalhadores, deputados e representantes do então presidente Lula subiram no palanque de Cássio e provavelmente, Toshio, não teria sido reeleito sem a influência dos grandes empresários locais que se posicionaram a favor da manutenção do grupo Toyota e assim, o grupo continuou na prefeitura por mais 4 anos.

Nesse período, a municipalização do ensino básico foi uma das grandes conquistas de Toshio, mas o segundo mandato ficou marcado por erros administrativos terríveis, processos trabalhistas e Toyota teve todos os seus bens bloqueados. Ao fim, como já havia cumprido dois mandatos, tentou eleger um sucessor. Toshio deu as costas aos seus apoiadores e colou no líder das pesquisas da época: Antônio Vila Real Torres, mais conhecido como Toninho Belão, que mesmo sem precisar do apoio do grupo Toyota, topou ser o candidato da manutenção.

Moral da história: venceu o seu rival da época, Cléber Gaúcho por uma larga vantagem.
Em 2009, Belão assumiu. Não só o executivo, mas também todas as dividas da administração anterior, ele precisou fazer acordos para não ter as contas da prefeitura bloqueadas e mesmo ciente que tinha caído em um golpe, ainda assim, manteve todo o grupo Toyota na prefeitura que ao fim do mandato o traiu. Toyota e os seus, articularam um golpe de cinema para derrubar Belão para assim, trazer Toshio de volta ao executivo. Foi tão tão cruel, que Belão, nem se quer tentou a reeleição, aliás, depois disso ele até abandonou a politica.

Sem Belão, ficou fácil. Na campanha de 2012, Toyota se apropriou da maquina publica e provando que tudo aquilo fazia parte de um articulado plano de manutenção do poder, lançou sua candidatura.

Heroicamente, duas mulheres fizeram o que nenhum politico homem teve coragem de fazer: registraram candidatura contra esse articulado grupo do mal que na época já estava há 12 anos no poder. Nas urnas, elas perderam, mas entraram para a história como símbolo de resistência e representatividade feminina.

O resultado elástico nas urnas refletiu em um mantado ainda mais descompromissado do grupo Toyota. Some-se isso há uma câmara de vereadores chapa branca e temos os piores anos da administração Toyota. Foram 4 anos recheado de novos processos administrativos e escândalos pessoais.

Em 2016, quando tudo parecia estar perdido, surgiu uma nova esperança: Fabiano Belentani e Amarilis Biasi. A dupla anunciou candidatura nos momentos finais do prazo de registro e acabaram dividindo a oposição. Toyota, por pior que a prefeitura estivesse, ainda liderava as pesquisas com 30% das intenções contra 15% de Fabiano. O deputado Marcos Zerbini e novamente os grandes empresários o apoiaram e conseguiram. Foi por pouco, Fabiano e Amarilis quase desmontaram o esquema de poder do grupo Toyota que agora, em 2020, está completando 20 anos.

A partir de 2021 começa mais um capítulo dessa história e quem a escreverá, como sempre, será o povo através do voto consciente.

Como eu disse, essa é a minha versão da história. E você, tem uma visão diferente dos últimos 20 anos políticos da nossa cidade?

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Blog do Gilson de Lazari e na página do Facebook NH News.

big mart jpg

O Bigmart foi pioneiro e lançou o primeiro site de vendas da cidade de Novo Horizonte. Navegue, escolha os produtos, receba notificações sobre promoções e fique em casa. O Bigmart entrega na sua residencia no horário combinado. Acesse o site clicando aqui 

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11

Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3542- 1172 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s