Está fazendo um ano que o escândalo do castramóvel foi revelado

No lugar do veículo que faria a castração dos animais de rua, a prefeitura de NH comprou uma carretinha “cabritada” e pagou 130 mil reais. A população ficou indignada e o “castramóvel” foi escondido. Nenhum vereador abriu sindicância para investigar o caso e um ano depois, como ficou resolvido?

Capa do Jornal A Tribuna de 24/08/2019

Se você não se lembra, vou refrescar a sua memória: No dia 24 de agosto de 2019 chegava nas bancas de jornais a matéria do NH News explicando em 10 passos o que aconteceu no caso do castramóvel. Resumindo, O castramóvel foi adquirido através de uma verba de gabinete do deputado federal Ricardo Izar, cujo pedido foi protocolado pelo vereador Locutor Douglas Alex.

A licitação foi impugnada por uma empresa concorrente que apresentou provas de que o castramóvel adquirido pela prefeitura era “cabrito” ou seja, montado com peças de trailer de lanche, esse, seria o principal motivo do castramóvel ter sido escondido, pois também não conseguiram emplaca-lo, afinal, tratava-se de um veículo com chassis e documentos adulterados.

Segundo documentos enviados pelo chefe de licitação da prefeitura, para o prefeito, Toshio Toyota, e para secretária de saúde Marcela Girotto, provam que eles sabiam desse embrolho e mesmo assim, aceitaram a aquisição do veículo cabrito.

Quem tornou o assunto público, foi o vereador, Douglas Alex, afinal, era do interesse dele que o castramóvel conquistado para o município funcionasse e não só dele, também de todos os protetores de animais que vem há anos alertando sobre a necessidade da castração social. O caso ganhou apelo popular, mas estranhamente, nenhum vereador, cuja principal função é fiscalizar, quis abrir sindicância na câmara, detalhe, essa investigação poderia ter afastado o prefeito Toyota e provavelmente foi esse motivo dela ter sido barrada pelo presidente da câmara Cleber Gaúcho que também é aliado político do prefeito.

Para se safar e tentar abafar o caso, Toshio Toyota veio a publico e disse que ninguém precisava investigar o caso porque ele mesmo iria abrir uma sindicância interna. Entenderam? Ele mesmo iria investigar ele mesmo.

Claro que isso não deu em nada e hoje, o castramóvel continua escondido da população, mais um abacaxi que o próximo prefeito terá que descascar. E os animais de rua? Para resolver esse problema crônico, a prefeitura pediu e os vereadores aprovaram um montante de 340 mil reais para adaptar um espaço improvisado para castração, afirmando que segundo eles, seria mais barato.

Eu perguntei ao vereador Douglas Alex como ficou resolvido esse caso e ele me respondeu:



“Hoje o castramóvel está parado e não vão colocar ele pra funcionar. Segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária, precisa de um ponto de apoio ou uma clínica conveniada. A prefeitura fez a parceria com a clínica mas não quer colocar o castramóvel pra funcionar alegando que teriam que contratar 2 veterinários e 2 ajudantes. O Conselho Regional de Medicina Veterinária coloca empecilhos, porém, tem várias cidades que o castramóvel funciona, como Campinas e Marília. Só aqui que não consegue?”

Douglas Alex


Ou seja, um ano depois do escândalo, o castramóvel continua escondido. Ao meu ver, dinheiro mal gasto e licitação suspeita que provavelmente jamais será investigada, afinal, para quem afirma que 1 milhão não é nada, imagina a irrelevância que 130 mil para ajudar os animais de rua, tem?

(…)

Receba o NH News “grátis” toda segunda pelo whatsapp… É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e confirmar a mensagem.

Assine

O NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

Essa Matéria foi publicada no Blog do Gilson de Lazari e na página do Facebook NH News.

big mart jpg

O Bigmart foi pioneiro e lançou o primeiro site de vendas da cidade de Novo Horizonte. Navegue, escolha os produtos, receba notificações sobre promoções e fique em casa. O Bigmart entrega na sua residencia no horário combinado. Acesse o site clicando aqui 

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11

Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3542- 1172 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s