Afinal, o partido do candidato é importante ou não?

Em julho de 2019, o NH News, em parceria com a TV BGO e Tafre noticias, promoveram uma enquete onde foi perguntado: “Qual a importância do partido politico na hora de escolher o candidato?

Aqui em Novo Horizonte existe um discurso, um tanto quanto preguiçoso: “não voto em partidos, voto em pessoas” geralmente aplicado quando o partido do candidato pretendido tem baixa popularidade. Mas eu pergunto – O partido, não foi uma livre escolha do candidato? Ele não sabia que esse partido tinha “problemas”?

Na minha opinião, o partido é parte da personalidade do candidato e representa a ideologia que o atrai. Existem histórias de antigamente, quando, pessoas populares eram filiadas em legendas apenas para puxar votos. Uma estratégia eleitoral que visava vantagem no temível “quociente eleitoral”. Mas hoje em dia, é fácil saber qual é a ideologia do partido e quem está por trás dele, antes de assinar a filiação e ser supostamente “usado”.

Na pratica, foi o quociente eleitoral que elegeu alguns vereadores como: Cléber Gaúcho (PSDB), Ideval Cardoso (PT), Ivone Ruiz (PSDB) e Tiago Cabeleireiro (PSDB). Em 2016, pela lei eleitoral, o quociente era calculado de acordo com os votos totais da coligação. Mas nas eleições desse ano, as regras mudaram e o mesmo quociente só é valido para calcular os votos dentro do próprio partido do candidato. Isso fez os partidos pequenos desaparecerem forçando os pré-candidatos a migrarem para partidos maiores ou mais estruturados. Nessa eleição, temos 103 candidatos que estão divididos em 7 partidos. Veja quais são:

PL 22 (partido liberal) ideologicamente de direita e defende o conservadorismo e o liberalismo econômico. 20 candidatos são do PL e o presidente municipal é Fabiano Belentani.

PSDB 45 (partido da social democracia) ideologicamente de centro e defende o liberalismo social e econômico, além da democracia social e cristã. 9 candidatos são do PSDB e a presidente municipal é Marilene Peres.

MDB 15 (movimento democrático brasileiro) ideologicamente de centro e defende o “pega tudo”. 10 candidatos são do MDB e o presidente municipal é Gustavo Dalla Dea.

Republicanos 10 ideologicamente de centro direita e prega o conservadorismo social e liberal, a democracia cristã e virtual, o municipalismo e o nacionalismo. 19 candidatos são do Republicanos e o presidente municipal é Beto de Souza.

Podemos 19 ideologicamente de centro direita e prega o trabalhismo, janismo, conservadorismo, liberalismo social e nacionalismo. 5 candidatos são do podemos e o presidente municipal é Ademar Rosa.

Democratas 25 ideologicamente de centro direita e prega o liberalismo clássico e econômico, conservadorismo fiscal e humanismo cristão. 11 candidatos são do DEM e o presidente municipal é Antônio Carlos (português).

PSL 17 (partido social liberal) ideologicamente de extrema direita e prega o militarismo, conservadorismo, anticomunismo, federalismo e o monarquismo. 16 candidatos são do PSL e o presidente municipal é Fernando Ribeiro.

PT 13 (partido dos trabalhadores) ideologicamente de esquerda e prega o populismo, socialismo democrático, lulismo, trotskismo e a social democracia. 13 candidatos são do PT e o presidente é Ideval Cardoso.

Para entender o posicionamento dos candidatos nas eleições municipais, basta analisar os presidentes dos partidos. Cada um deles apoia um grupo politico, sendo PSDB, Republicanos e PT, favoráveis a manutenção do governo Toyota e com exceção do Democratas que se posicionou neutro. PL, PSL e MDB são a favor da alternância no governo municipal.

Em julho de 2019, quando perguntamos para 803 novo-horizontinos “Qual a importância do partido politico na hora de escolher o candidato?” a resposta foi essa:

11,2% tanto faz
22,2% pouco importante
58,2% muito importante

Quer participar dos grupos e receber as notificações “grátis” pelo whatsapp? É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e assinar a nossa lista de transmissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s