
Hoje vamos desvendar a primeira #FAKENEWS da campanha eleitoral de 2020: Cléber Gaúcho, candidato a prefeito, votou a favor do FINISA ou não?
A questão ficou conhecida como “O dia em que o povo venceu o prefeito”. O FINISA, para quem não se lembra, foi a tentativa de um empréstimo milionário que seria supostamente usado para quitar dividas e maquiar a cidade em ano eleitoral. Um projeto de endividamento do município promovido pelo prefeito Toyota e seu grupo de apoiadores políticos.
O NH News fez a cobertura completa do caso, transmitiu a sessão do empréstimo ao vivo para mais de 300 pessoas e desmontou o discurso do prefeito, que, com o apoio do presidente da câmara, Cléber Gaúcho, tentaram aprovar o projeto contra a vontade do povo.
A #FAKENEWS em questão esta sendo espalhada pelos cabos eleitorais do grupo Toyota e se resume em isentar o candidato Cléber Gaúcho da responsabilidade de ter ficado a favor do FINISA. A justificativa usada é que; o presidente da câmara (cargo do Gaúcho) só vota, em caso de empate.
Pontuando a verdade:
1- Nas votações de maioria simples, realmente, o presidente só vota em caso de empate, por exemplo: o famoso caso do aumento da conta de luz, quando o presidente era Nelsinho Luiz deu o voto de minerva a favor da taxação que subiu o valor mensal da conta de luz dos novo-horizontinos.
2- Nas votações de maioria absoluta, todos os vereadores votam, inclusive o presidente da câmara. Esse foi o caso do FINISA e das CPI movidas para investigar o grupo Toyota.
No site da câmara é possível ver a publicação oficial do resultado dessa votação onde Todos os projetos de empréstimo foram negados, sendo que apenas 5 vereadores ficaram do lado do prefeito, entre eles: Roberto Melchiori, Leandro Lança, Ivone Ruiz, Beto de Souza e Cléber Gaúcho. Inclusive, é nessa sessão que o Cléber Gaúcho fez o infeliz discurso de que 1 milhão para a prefeitura, não significa nada. Mostrando a irresponsabilidade com que trataria o dinheiro público, caso eleito.
Por fim, Cléber Gaúcho não só votou favorável a todos os projetos do FINISA, como também os defendeu e ficou contra a vontade do povo que lotou a câmara no dia da votação.
#estamosdeolho #campanhalimpa
Quer participar dos grupos e receber as notificações do NH News “grátis” pelo whatsapp? É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e assinar a nossa lista de transmissão.