(Opinião) AGORA VAI!

Após 2020, (o ano que somente os fortes passaram ilesos) oficialmente, começamos enfrentar 2021. Eu sei, a vida é para ser vivida e não confrontada, mas os conceitos modernos de capitalismo, hierarquia, vaidade, luxuria, metas… transformaram o ciclo de existência humana em uma constante “luta”.

Por exemplo, para desemparelhar o Governo municipal de um monopólio politico de 20 anos, tivemos que lutar incansavelmente. Sei que muitos novorizontinos aguerridos já lutam há décadas, mas eu, só comecei quando voltei para cá em 2014, época em que fiquei chocado com a conformidade. Sem querer generalizar, mas havia aqui uma incapacidade de alto crítica e tentando ser prático, eu perguntava: Ué, e porque vocês não mudam?

Demorei para entender que a Democracia Caipira de NH limita a visão. Ouvia que: “estar ali, decidindo o nosso futuro não é prá pobre“. Demorei para entender que na democracia caipira, só era eleito quem defendia os interesses da minoria. E por fim, demorei também para entender que em Novo Horizonte, não existia consciência de classe.

Cada vez que eu ouvia um desses antigos vereadores na tribuna afirmando “eu voto de acordo com o meu prisma” eu ficava inquieto. Poxa, vereador tem que representar a população e não o chefe dele. Ao cutucar o colega ao lado sobre esse absurdo eu ouvia: “é… fazer o que, né?

Foram necessários muitos “textões”, muitas matérias em jornais, muitos, podcasts, lives e processos jurídicos para que a consciência da necessidade da mudança despertasse, e ela despertou. Hoje temos um prefeito de origem humilde e disposto a mudar nossa triste realidade… “AGORA VAI!” Escreveu um usuário das redes sociais em um dos meus posts. Ao me deparar com essa frase, “AGORA VAI!” Fiquei um pouco preocupado… E SE NÃO FOR AGORA?

As mudanças em Novo Horizonte são lentas, um pouco porque os governantes eram preguiçosos, mas principalmente porque somos predominantemente conservadores. Assim que adaptados, detestamos mudar a nossa rotina. Por isso, a conscientização sobre a necessidade da mudança plena foi tão importante, apesar de ser uma pauta progressista.

Agora minha duvida é: Fabiano e Amarilis, que foram eleitos sob a promessa de mudar o “status quo” caso mudem, logo de cara, serão criticados? Afinal, é inerente: mudança causa transtorno. Por outro lado, e se eles demorarem para executar essas mudanças, serão acusados de mais do mesmo?

O fato é que a critica virá de qualquer jeito, mas será que o novo governo terá uma oposição precoce? E caso tenha, a população vai esperar que faça sombra as ações plantadas e adubadas… Ou vão deixar que taquem pedras nessas mudas?

A foto acima mostra um exemplo de “pedrada na muda”, Enquanto, Fabiano Belentani caminha para sua posse sob elogios e aplausos, dois vereadores estão de braços cruzados, por acaso, os mesmos que tentaram manter tudo como estava.

Ao meu ver, boa parte da culpa de Novo Horizonte estar abandonada é a falta de oposição no legislativo. Mas tudo indica que isso vai mudar a partir de agora, prova disso, é a chapa formada exclusivamente com vereadores que foram rivais ao prefeito durante a campanha eleitoral. Até quem disse que era Fabiano “Roxo”, votou nessa chapa alternativa. Como previsto, perderam, 7×6, afinal, Fabiano tem maioria na Câmara e eles sabiam disso. Fizeram, para deixar claro que serão oposição.

“Oposição” foi o que Fabiano fez durante anos e hoje, vejam só… é o chefe do executivo. Mas eles recusam essa denominação. Desde 2018 eu vinha avisando que a partir de 2021, apoiadores do Toyota seriam oposição. Mas eles negavam, pois “oposição” na democracia caipira, significa um grupo que queria estar lá, mas não está e por isso taca pedra na muda. Esse provavelmente é o motivo deles recusarem esse posicionamento, uma questão de vaidade. Porém, isso foi só até ontem, quando ficou claro quem esta com Fabiano e quem está quando convém. 7×6.

Se você achou isso ruim, reveja sua opinião. Um governo forte, concomitantemente precisa de uma oposição forte, mas me preocupa o fato da nova oposição ainda não ter se assumido.

Quer participar dos grupos e receber as notificações do NH News “grátis” pelo whatsapp? É só clicar aqui http://bit.ly/2K4qbFv e assinar a nossa lista de transmissão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s