Presidente da Câmara Luciano Aschkar confirma abertura de CPI para investigar a Santa Casa de NH

O presidente da Câmara Luciano Achkar (MDB) confirmou durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (21) que a Santa Casa será investigada. Em seu discurso que encerrou a sessão, Luciano explicou os termos legais para a abertura da CPI e apresentou inúmeros motivos justificando a ação do Legislativo.

A crise na Santa Casa veio a tona após o NH News divulgar o pedido de demissão em massa de toda a equipe administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Novo Horizonte fato que causou uma serie de reações. Entre elas: a tentativa de culpar o prefeito Fabiano Belentani (PL) pela debandada, revelando a crise política que vinha há tempos sendo abafada.

O prefeito apresentou provas de que os repasses para a Santa Casa estavam em dia. E o presidente da Câmara, Luciano, no último sábado (19) anunciou em sua pagina do Facebook a solicitação de abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Santa Casa.

Quem esperava por uma votação, ficou decepcionado. Para abrir CPI basta que um pedido seja protocolado pela maioria dos vereadores, apreciado pelo departamento jurídico da Câmara e autorizado pelo presidente. Entre os vereadores que assinaram o pedido de investigação da Santa Casa estão: Pastor Arnaldo (PL), Osvaldo Ligiero (MDB), Tiago Rocca (PSL), Dejair Gordo (PSL), Paula Reami (PL) e Sonia Canato (PL). Todos da base de apoio do prefeito, inclusive o presidente Luciano Aschkar que justificou a abertura da CPI.

A função principal da Câmara é fiscalizar. Se a Câmara tem a notícia de eventuais irregularidades na gestão de uma entidade que versa dinheiro público e não fiscalizar… Nós pagamos o preço da omissão. Fizemos uma reunião com o provedor, senhor Carlos e todos os vereadores ficaram com a nítida impressão de que dali por diante haveria uma harmonização em interesse da Saúde pública, mas nada aconteceu. Aliás, piorou!
Nesse tempo a prefeitura ofereceu a abertura de leitos de UTI e enfermaria para auxiliar. E a diretoria da Santa Casa negou. Isso tudo documentado através de troca de ofícios. O Doutor Guilherme (diretor clínico) falou com todas as letras ‘Eu vou sair porque a responsabilidade é minha por algo que está insuperável. Eu tento consertar isso ou aquilo e não consigo respaldo’. Enfim, uma série de coisas, denúncias de médicos que já deixaram de prestar serviço a Santa Casa porque não tinha mais como trabalhar com a gestão atual do hospital e somado a tudo isso, como ponto culminante, a renúncia coletiva de toda uma diretoria numa época de pandemia. Aliás, na época mais grave da pandemia.
Os vereadores têm a legitimidade de propor o que propuseram que é a abertura da CPI.

Luciano Aschkar

O representante da Diretoria da Santa Casa foi procurado, mas preferiu não se pronunciar a respeito da CPI e do discurso do presidente da Câmara.

Quer receber o Conecta Novo Horizonte no Whatsapp?
É só clicar no link: https://chat.whatsapp.com/Ht7lDsdmZ29GbFromQM5bk

O Podcast NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Assine

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11

Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3543-9030 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s