Saiba quem são os vereadores que irão investigar a Santa Casa

Quando se fala na sigla CPI (Comissão Parlamentar de inquérito) o que paira nas lembranças dos brasileiros é a eterna luta contra a corrupção: CPI do Mensalão, CPI da Petrobras e a maior referência atualmente é a CPI do Covid.

Em Novo Horizonte já houveram outras CPIs, mas nunca como essa. Com exceção do Pastor Arnaldo (PL), A comissão da CPI que vai investigar a Santa Casa é formada por vereadores que estão no primeiro mandato. Paula Reami (PL) será a presidente, Pastor Arnaldo, vice presidente, Tiago Rocca (PSL) relator, Oswaldo Ligieiro Jr (MDB) secretário e Raí Ascênsio (Republicanos) membro.

Para os leitores do NH News entenderem melhor qual a função de cada membro de uma CPI, o relator Tiago Roca gentilmente explicou:

A comissão é formada por cinco membros. A presidência tem a função de elaborar e deliberar os trabalhos, elaborar as oitivas, comunicar externos e fazer a comunicação interna com a câmera. A vice-presidência é a mesma coisa mas na ausência ou necessidade de atuação em dupla quem assume é a vice-presidência. Em seguida vem o relator que tem poderes semelhantes aos da diretoria para solicitar documentos ou dirigir-se a externos. Ele que vai elaborar os relatórios periódicos e ao final, anexar toda a documentação dos trabalhos que serão encaminhadas para órgãos como o ministério público, por exemplo. Tem a secretaria que é muito semelhante a secretaria da mesa da câmara e o membro que é quem tem poder de acompanhamento e questionamento, assim como todos os outros membros, mediante reunião das comissões. Por fim tem uma suplência também que é para eventual substituição de alguém que venha a faltar.

Tiago Rocca

Segundo o presidente da Câmara Luciano Aschkar (MDB), principal responsável pela criação da CPI da Santa Casa, houve um declínio do vereador Rodrigo do Prado (Republicanos) que havia se habilitado ao cargo de suplente. A comissão foi montada sem suplente e ao ser questionado sobre o motivo, Rodrigo respondeu:

A princípio propus que fosse feita uma CPI da saúde/pandemia, devido aos números alarmantes de contaminação no município, porém se esta CPI ficar restrita apenas a Santa Casa, que é o ponto final dos contaminados, achei prudente me retirar e propor a partir de agora uma CPI ampla, abrangendo todos os segmentos ligados à pandemia.

Rodrigo do Prado

A única Vereadora que não participou do encontro que definiu os membros da CPI foi Ivone Ruiz (PSDB) e entre os edis, o único que se posicionou contra a abertura da CPI, foi Casadinho (PT) que confirmou a posição, mas não deu maiores detalhes.
Paula Reami (PL) além de ser a única mulher na comissão também assumiu o mais importante cargo, ela será a presidente da CPI da Santa Casa.

A Abertura da CPI não é politicagem é uma questão de política pública, afinal, é o nosso dinheiro que está sendo investido e muito dinheiro já foi repassado durante esse ano. Então, a população merece uma resposta, merece uma explicação, a Santa Casa precisa de um corpo clínico completo, muitas vidas já se perderam e se perdem diariamente e isso precisa mudar. Essa é a intenção da CPI, representar a população, buscar soluções e buscar respostas para diversas perguntas.

Paula Reami

Com exceção do Republicano Raí Ascênsio, todos os outros vereadores que integram a Comissão da CPI da Santa Casa são da base politica do prefeito Fabiano Belentani (PL). Eles terão prazo de 180 dias para concluir a investigação e os depoimentos serão transmitidos, ao vivo, pela TV Câmara nas páginas oficiais do Legislativo no Youtube e Facebook.

Quer receber o Conecta Novo Horizonte no Whatsapp?
É só clicar no link: https://chat.whatsapp.com/Ht7lDsdmZ29GbFromQM5bk

O Podcast NH News, também está disponível em todas as plataformas de podcasts. Escolha uma das opções e se inscreva:

Assine

Apple Podcasts
Android
Spotify
Deezer
Castbox
Pocket Casts
Overcast
RSS

WhatsApp Image 2019-08-27 at 11.28.11

Navegue em alta velocidade com a melhor internet de Novo Horizonte, e neste mês está ainda melhor, tenha na sua residência ou comércio a única internet 100% fibra óptica da cidade sem pagar Adesão ! É isso mesmo ! Adesão Grátis ! MTNET Ligue 3543-9030 e garanta já a sua INTERNET com ultravelocidade !


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s