Primeira noite da Festa do Peão de Novo Horizonte divide opiniões nas redes sociais.

Do dia 12 ao dia 16 de outubro acontece a 53ª Festa do Peão de Novo Horizonte organizada pela Prefeitura Municipal com apoio da Câmara dos Vereadores junto com a empresa WMB Eventos de Palmares Paulista que venceu o processo licitatório com o valor de 35 mil.

O prefeito Fabiano Belantani é um conhecido admirador de rodeios e em sua campanha eleitoral prometia investir na Festa do Peão que está na sua 53ª edição. Lembrando que ficamos dois anos sem festa devido a pandemia e a expectativa pelo rodeio da retomada era grande, em Novo Horizonte, perdemos 241 vidas para Covid 19. Foram momentos tensos e nada melhor que uma grandiosa festa para elevar a auto estima dos novo-horizontinos.

O prefeito Fabiano tentou mudar o formato de execução da festa oferecendo parceria com as instituições de caridade e até anunciou que a festa seria uma parceria com a ONG “Do Lado Lá”. Mas por fim, acabou aderindo ao formato licitação, o mesmo formato usado pela administração passada ao qual Fabiano tanto criticava, apesar do formato escolhido pelo atual prefeito ter suas particularidades.

No formato Toyota, quem contratava as atrações era o vencedor da licitação. A prefeitura pagava apenas um show e nesse dia a entrada era franca, porém nos demais dias cobravam entrada; vendiam camarotes; exploravam a área de alimentação e isso também inclui bebidas alcoólicas, sempre um sucesso de vendas.

No formato Fabiano, todos os shows foram contratados e pagos pela prefeitura de Novo Horizonte com o objetivo da deixar a entrada franca.

– 250 mil Hugo e Guilherme 12/10 quarta-feira
– 160 mil João Bisco e Vinicius 13/10 quinta-feira
– 310 mil Barões da Pisadinha 14/10 sexta-feira
– 150 mil Rionegro e Solimões 15/10 sábado
– 35 mil Juan Marcos e Vinicius 15/10 sábado
– 140 mil Gian e Giovani 16/10 domingo

Apesar de todo investimento (1 milhão e 45 mil reais só em atrações artísticas) o prefeito Fabiano não conseguiu fugir do processo licitatório, muito criticado por causar recessão econômica no município. Todo dinheiro arrecadado vai embora da cidade restando aos comerciantes locais dividas e calotes que se agravam quando somamos o fato de bares e restaurantes locais ficarem vazios durante os dias da festa.

O formato adotado agora, em 2022, é o mesmo já praticado por muitas prefeituras da nossa região e passível de criticas, pois apesar da entrada ser franca, os investimentos estruturais são apenas para quem consegue pagar 500 reais para estar em um camarote, sendo no mínimo 120 por noite.

No dia posterior à estreia da 53ª Festa do Peão de Novo Horizonte, as redes sociais estão divididas entre elogios e criticas:

“Parabéns, tudo muito lindo bem organizado 👏👏👏

“Estava bom , mas aqueles banheiros químicos estavam um Terroor”

“Tava muito bom só que as coisas estava muito cara”

💯👏👏👏tava maravilhoso eu amei 😍😍

“Misericórdia antes tivessem vendido a permanente por 100 reais e os preços fossem justos ..”

A maior reclamação se deve aos preços praticados pelos vencedores da licitação, visto que o poder aquisitivo do brasileiro diminuiu muito nos últimos anos e pior que não poder assistir um show é negar um cachorro quente ao filho porque custa 25 reais. Se você também pretende ir na Festa do Peão de 2022, prepare-se, uma água ou um algodão doce, custa 10 reais, assim como a cerveja e o refrigerante. Porém, nenhum morador da cidade de Novo Horizonte será privado de assistir as atrações, visto que foram pagos com o dinheiro do contribuinte.

A esperança dos amantes da Festa do Peão continua sendo a volta do Clube de Rodeio com uma estrutura própria envolta em ações que impulsione a economia local, valorizando nossos artistas e as nossas tradições sem entregar nossa festa para a exploração de empresários de fora. A escolha da Rainha do Rodeio e o tradicional desfile dominical já foram resgatados, falta pouco para o Rodeio de Novo Horizonte voltar a ser de verdade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s